Um ciclone extratropical, uma frente fria e áreas de instabilidade cobrem de nuvens boa parte do Brasil e as chuvas fortes já atingem vários Estados. Durante toda a madrugada, o Estado do Paraná foi o mais afetado. Em Londrina, os temporais foram acompanhados de trovoadas e rajadas de 60km/h. Em Foz do Iguaçu os ventos alcançaram 70km/h e em Goioerê, passaram dos 80km/h. Já em Marechal Cândido Rondon, um temporal gerou acumulado de 30mm em apenas uma hora, o que correspondeu a 22% da média de setembro na cidade.
As chuvas fortes também a atingiram a Região Centro-Oeste e em Goianésia, no Estado de Goiás, o acumulado de chuva chegou a 32mm em apenas uma hora, valor que correspondeu a mais de 75% do acumulado de todo o mês de setembro.
Previsão para os próximos dias
De acordo com os meteorologistas da Somar, até domingo, dia 27 de setembro, as chuvas generalizadas prosseguem sobre boa parte do Brasil. Apenas no centro e oeste de Mato Grosso do Sul, leste do Amazonas, boa parte da Região Nordeste e boa parte dos Estados de Tocantins, Pará, Amapá e Roraima, o tempo permanecerá seco.
Entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o acumulado de chuva pode passar dos 100mm em apenas cinco dias. No Sudeste e Centro-Oeste, o volume ultrapassa os 50mm no sudoeste de Goiás, norte do Espírito Santo e sudoeste de Minas Gerais. Já na Região Norte, esperam-se mais de 70mm no sul do Amazonas, enquanto no sul da Bahia, uma frente fria causa mais de 50mm até o dia 27 de setembro.
Temperaturas
A máxima permanece baixa, com valores inferiores a 24°C em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nas demais áreas do país, mesmo com as chuvas, a previsão é de calor.