segunda-feira, junho 23, 2025

Punição para estudantes que participaram de agressão à aluna da Uniban

São Paulo – Os estudantes que agrediram a aluna Geisy Arruda por usar um vestido curto na universidade deveriam ser punidos, na opinião da assessora técnica do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), Patrícia Rangel.

“Deveria haver sim algum tipo de punição em relação aos agressores. Porque foi feito um ato de violência contra uma aluna e os agressores devem ser punidos. Até porque se trata de um caso típico de violência contra às mulheres”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.

O vice-reitor da Universidade Bandeirante (Uniban), Ellis Brown , instituição onde ocorreu a agressão, disse hoje (10) que os alunos envolvidos no episódio não serão punidos. A universidade optou por um ciclo de palestras em vez de aplicar medidas disciplinares. Por conta dessa nova opção, a instituição reintegrou a aluna vítima da agressão, que havia sido expulsa.

Durante a entrevista coletiva para esclarecer o caso, o vice-reitor da Uniban afirmou que o incidente não se tratava de uma questão de gênero ou de vestimenta, mas uma discussão de postura. A “postura” foi o motivo apontado por Brown para a expulsão de Geisy.

No entanto, para a assessora do Cfemea, o incidente é “um exemplo claro de violência de gênero e de violação dos direitos humanos”. Segundo Patrícia Rangel, o argumento de que a vítima é responsável pela agressão é comumente utilizado nas violências de gênero. “Definitivamente, a instituição reproduz esses valores machistas que determinam que cada sexo tem uma regra de conduta e uma regra de vestuário”, disse.

Quanto a proposta educacional da universidade, a assessora da Cfemea disse que parece se tratar de uma maneira de reforçar as ideias que geraram a agressão. “A impressão que nós tivemos é que seria um processo educativo moralizante, para enquadrar ainda mais esses padrões de conduta femininos e masculinos. Isso seria sem dúvida a pior decisão”, afirmou.

Patrícia Rangel acredita que deveria ser realizado um trabalho para conscientizar os alunos sobre a igualdade de gênero, “de forma a defender as liberdades individuais e a autonomia”.
 
Fonte: Daniel Mello/ABr

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Qual a melhor Plataforma de Loja Virtual para seu Ecommerce

A busca pela melhor plataforma de e-commerce ideal é...

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades