Florianópolis – A solenidade de inauguração do novo Centro de Educação Empresarial do Sebrae em Santa Catarina em Florianópolis, na quinta-feira (9) reuniu as principais lideranças políticas e das entidades que representam o setor econômico do Estado. O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, reconheceu que Santa Catarina é um dos estados mais empreendedores do País. O investimento no primeiro Centro de Educação Empresarial, localizado no centro da Capital, é de R$ 500 mil em reforma do prédio e aquisição de equipamentos.
O superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli, lembrou que, ao contrário das grandes corporações que contam com diversos departamentos e diretores, o pequeno empresário atua sozinho em todas as áreas. “O empreendedor desafia a si mesmo e a todos o tempo inteiro para manter o empreendimento. Por isso, o novo centro é uma grande conquista para apoiar e estimular os empreendedores, tanto os que estão em fase inicial de abertura de negócios quanto os que já estão no mercado e precisam reciclar conhecimentos”, afirmou o superintendente do Sebrae/SC.
O prédio reúne todos os atendimentos realizados pela Instituição na Grande Florianópolis, como consultorias individuais, cursos, palestras e encontros de empresários, e servirá de pólo de educação a distância para todo o Estado. Com capacidade para atender a 450 alunos por dia, a principal inovação do CEE está na oferta de cursos avançados para empresários de micro e pequenas empresas já estabelecidos há mais de dois anos no mercado e que precisam de orientação para gestão e expansão dos negócios. O objetivo é trazer os empreendedores à sala de aula para atualização e construção de novos conhecimentos para alavancar os negóicos
Mais atendimentos
O novo endereço possibilita prestar 2,5 mil atendimentos por mês, com foco nos micro e pequenos empreendedores da Região Metropolitana de Florianópolis, onde estão 16% do total de empresas do Estado. Deste total, 99% é formado por pequenos empreendimentos. No prédio de três andares na esquina da Avenida Osmar Cunha com a Rua Dib Mussi, o Centro de Educação Empresarial contará com 30 técnicos, entre colaboradores próprios e consultores credenciados.
Cursos avançados
A gerente de Educação e Desenvolvimento de Empreendedores do Sebrae/SC, Soraya Tonelli, afirma que a implantação dos cursos avançados atende a demanda do segmento de empreendedores que já ultrapassaram a fase de iniciar um negócio, que estão estabelecidos há pelo menos dois anos no mercado, e que necessitam de novas orientações. “Essas capacitações irão acontecer com cursos que abordam de forma prática os conteúdos que os empreendedores estão necessitando, com carga horária flexível para que os empresários possam frequentar as aulas e acompanhamento por meio de consultoria, além da utilização de metodologias educacionais diferenciadas”, afirma Soraya.
O primeiro curso disponível será 'Estratégias Empresariais', com cinco encontros, consultoria de acompanhamento e 36 horas no total, disponibilizando conhecimentos para a tomada de decisões acertadas. As outras capacitações para empreendedores são:
Encontros Empresariais – Capacitação concebida para promover empresários de um mesmo setor ou de vários setores por meio de um ciclo de encontros de três a seis reuniões. O objetivo é debater temas específicos, gerar aprendizagem entre os participantes e criar ou fortalecer redes de relacionamentos.
Gestão Financeira – do controle à decisão – Tem por objetivo desenvolver competências, por meio de solução inovadora, mesclando capacitação presencial e a distância, para controle, análise, planejamento e simulação de informações financeiras da empresa para uma eficiente tomada de decisões. Tem três fases: Iniciação (workshop incial de oito horas e três horas individualizadas por empresas), Desenvolvimento (duração aproximada de três meses com 90 horas e um workshop de 8 horas) e Encerramento (workshop de oito horas).
Decisões Empresariais na Visão Sistêmica – Capacitação para atender a empresas de pequeno porte interessadas em expandir seus negócios, por meio da tomada de decisão estratégica apoiada em conexões sistêmicas fundamentais. Dividida em quatro encontros presenciais de oito horas.
Gestão da Inovação – Inovar para Competir – Apresenta conceitos e exemplos dos mais diferentes tipos de inovação, destacando-se as possibilidades que existem para a pequena empresa inovar constantemente, aumentando a competitividade. São 15 horas de capacitação divididas em cinco encontros.
Planejando para Internacionalizar – Solução para planejar e implantar o processo de internacionalização de uma pequena empresa, desenvolvida por um passo a passo prático. O curso será realizado em quatro encontros de 16 horas no total e oferece assessoria personalizada de três horas totais por empresa após a capacitação.
Ferramentas de Gestão Avançada – Destinado a empresas que buscam mudar de patamar, evoluindo no crescimento e resultados por meio da implantação de modelos avançados de gestão empresarial. A duração é de 136 horas de consultoria em cada empresa participante, além de cursos e encontros empresarias. No total são 209 horas de capacitação.
Fonte: Assessoría de Imprensa