Joinville – O Brasil será sede da 11º edição do Congresso Internacional sobre Fissuras Lábiopalatinas e Anomalias Crânio faciais que acontecerá em Fortaleza/CE, entre os dias 10 e 13 de setembro. Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Joinville que atuam no Centrinho Prefeito Luiz Gomes vão participar do evento.
Referência no estado, desde 2001, o Centrinho oferece o serviço de atendimento ao portador de fissura lábio palatina e deficientes auditivos para toda a região, bem como também já atendeu pacientes de outros estados.
Joinville apresentou 10 trabalhos à comissão científica do congresso em diversos temas, relatos de casos, apresentações de serviços, relatos de tratamentos e experiências. O objetivo é abrir a discussão sobre a melhor forma de reabilitação nas principais áreas envolvidas com o trabalho, odontologia, fonoaudiologia e cirurgia plástica. Todos os trabalhos foram aprovados e serão apresentados no congresso pelos profissionais.
Profissionais: Jacirema Bentes – Assistente Social; Vivian Cavalheri – fonoaudióloga; Larissa Dobner – fonoaudióloga; Gustavo Achôa – cirurgião-bucomaxilofacial; Tatiane Selbach – pediatra; Fátima Mucha – pediatra; Nilza Gonçalves – odontopediatra; Ana Carolina Xavier – fonoaudióloga; Rômulo Mombach – médico geneticista; Gerson Ritz – cirurgião-plástico; Marco Aurélio Gamborgi -cirurgião plástico.
O evento
O Congresso é realizado pela Confederação Internacional de Fissura Lábio-Palatina e Anomalias Craniofaciais Relacionadas e organizado no país pelo hospital da Sobrapar.
O congresso acontece a cada quatro anos e a realização no Brasil se deve à conquista do cirurgião plástico Cassio Raposo do Amaral, fundador da Sobrapar, que faleceu em 2005 e tornou-se o presidente de honra do CLEFT 2009. Um dos pioneiros no tratamento multidisciplinar da fissura
labiopalatina,Amaral conseguiu trazer o Congresso para o Brasil após discussões sobre os futuros países-sede durante a edição do ano de 2001, na Suécia.
Este é o evento de maior destaque nessa área em todo o mundo reunindo os principais nomes da cirurgia plástica e craniofacial, de pesquisas com células-tronco, ortodontia e odontologia, atendimento psicossocial e dos tratamentos mais recentes. "É importante para a Sobrapar e para o Brasil", frisa Vera Raposo do Amaral, presidente do CLEFT 2009 e também do hospital da Sobrapar.
Fonte: Assessoría de Imprensa