Canoinhas – O governador Luiz Henrique, a Secretária de Estado da Saúde em Exercício, Carmen Zanotto, e o Secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Edmilson Luiz Verka, participam nesta segunda-feira, 7 de dezembro, da entrega da Unidade de Suporte Avançado do SAMU que vai atender a população de Canoinhas. O evento será às 17h, anexo ao Hospital Santa Cruz, na rua João da Cruz Krailing, 1.050, no Centro. Também participam da solenidade o deputado estadual Antonio Aguiar, o Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Celso Dellagiutina, e o Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Lester Pereira.
A partir desta data, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Canoinhas, que é vinculado à Central de Regulação de Joinville, vai dispor de uma Unidade de Suporte Básico (USB), com auxiliar de enfermagem e socorrista, e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que atua como Unidade
de Terapia Intensiva móvel. “Além da nova viatura, isso significa que o SAMU de Canoinhas vai dispor de médicos e enfermeiros, aptos e realizar ações invasivas ou de terapêutica médica no próprio local do resgate”, observa a Coordenadora Estadual do Serviço, Cristina Pires.
O SAMU da região Norte passa, assim, a contar com 4 Unidades de Suporte Avançado (sendo que uma delas foi entregue este ano, para Mafra), e 13 Unidades de Suporte Básico. No âmbito estadual, o SAMU conta com 1.200 profissionais, mais de 70 USBs, mais de 20 USAs e um helicóptero em convênio com a Polícia Rodoviária Federal. Em quatro anos de atividades em Santa Catarina, o SAMU já recebeu mais de 800 mil chamados, com taxa de mortalidade de 0,5%.
Por ser um mecanismo de triagem, cabe às equipes do SAMU não apenas classificar as urgências mas também destinar o paciente, quando necessário, a um serviço especializado. O envio de uma ambulância é justificado em casos de acidente de trânsito, ataques do coração, convulsões, desmaios prolongados, envenenamentos e intoxicações. A Central não está autorizada a enviar viaturas para retirada de gesso, doação de sangue e transporte para a realização de exames.
Fonte: Assessoria de imprensa