Criciúma – Começa na segunda-feira (18), a Campanha de Prevenção às Hepatites Virais, em Criciúma. Cerca de 500 profissionais entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários estarão envolvidos no evento. A campanha busca conscientizar principalmente a população menor de 20 anos. “As pessoas poderão procurar as unidades de saúde.
Também vamos dar palestras nas escolas, clubes da terceira idade, fazer panfletagem, entre outras ações”, explicou o enfermeiro Paulo Hansen afirmando ainda que as pessoas que vivem em situações específicas, como profissionais da saúde, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, hemofílicos, pacientes de hemodiálise e portadores de Hepatite C, também serão vacinadas. “Os profissionais também irão aos salões de beleza para falar da importância da esterilização dos materiais”, completou.
A Hepatite é uma inflamação do fígado causada por um vírus ou por alguma reação do corpo a substâncias como álcool e remédios.
As Hepatites B e C são transmitidas principalmente pelo sangue – portanto transfusões sanguíneas anteriores a 1993. O compartilhamento de seringas e agulhas entre usuários de droga injetável são formas bastante comuns de adquirir Hepatite Viral. Já a Hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e muito fácil de adquirir. A Hepatite A é transmissível pela água ou alimentos contaminados.
Os principais sintomas de um portador de Hepatite Viral são: cansaço, tontura, enjoo, febre, dor na região do fígado, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras. As pessoas que suspeitam estar com Hepatite devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima.
O enfermeiro explica que a Hepatite C tem tratamento. Com isso, todo paciente será acompanhado pelo programa municipal de controle das Hepatites e conforme indicação do protocolo nacional será avaliado, tratado e acompanhado por uma equipe multiprofissional. Nos casos de necessidade de avaliação e acompanhamento de outros profissionais será encaminhado ao SUS através da rede de profissionais vinculados a secretaria de Saúde. “O tratamento é gratuito e a informação é a melhor prevenção”, disse o enfermeiro.
Trabalhos na Penitenciária Sul
Na terça-feira (19) e quarta-feira (20), a equipe do programa do Sistema da Saúde de Criciúma vai realizar a detecção de casos novos de Hepatite C, na Penitenciária Sul, das 8h às 17h. “Vamos fazer um teste rápido em 300 detentos. O resultado é em 10 minutos. Se for positivo, mais um exame é realizado para a comprovação”, afirma o enfermeiro. Ele destaca que esse será o primeiro trabalho realizado no local. A campanha se estenderá até sexta-feira (22).
Diretoria Executiva de Comunicação