Videira – Com o objetivo de priorizar o atendimento aos pacientes residentes em Videira, a Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (11), um inédito e moderno sistema de cadastramento para os usuários do sistema de saúde pública municipal. A intenção é identificar os pacientes que de fato residem no município e desta forma, dar à eles a preferência na hora de prestar o atendimento.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, somente no PAME 24 horas, pelos menos 200 consultas acontecem diariamente, o que representa cerca de seis mil atendimentos por mês. “Como não há gestão dos usuários, não sabemos quem é quem, e muitas vezes estamos prestando atendimento a pacientes de outros municípios, sobrecarregando nosso sistema e até prejudicando os videirenses”, aponta o secretário de Saúde – Sandro Caregnato.
A implantação do Cadastro foi amplamente discutido com o prefeito Wilmar Carelli e com o vice-prefeito Jorge Antonio Lopes Oliveira, que é médico e acompanha a demanda de usuários no município. Segundo eles, com a implantação desse sistema de gestão, certamente os serviços prestados à população serão agilizados, diminuindo filas e tempo de espera. ”Além disso, teremos todas as informações sobre cada benefício, medicamento, consulta ou serviço que o cidadão receber de nossa Secretaria”, aponta Dr. Jorge.
Um prontuário eletrônico de todas as consultas prestadas a cada videirense, também fará parte do sistema e servirá de subsídio para o tratamento das doenças. “Isso sem dúvidas refletira em qualidade e economia aos cofres públicos”, destaca o prefeito.
O secretário de Saúde explica que o cadastro será feito em etapas iniciando na próxima segunda-feira (11) nos seguintes locais: PAME, Posto do Amarante, Posto do Rio das Pedras e PAM das 8h às 12h e das 13h às 17h; e no Posto do Floresta, no período da manhã. Para o cadastramento, o videirense deverá comparecer ao local de cadastro mais próximo de sua residência levando Identidade, CPF, Titulo de Eleitor, Certidão de Nascimento dos filhos e comprovante de residência. “Pedimos o auxílio da população para que não forneçam comprovantes de residência para pessoas de outros municípios, pois essa atitude irá prejudicar a iniciativa e principalmente a população videirense”, diz Caregnato.
Após o término do cadastro todos receberão um cartão magnético onde todas as informações prestadas estarão contidas. O documento também irá conter o número do cartão do SUS e será exigido para o atendimento nas Unidades de Saúde do Município. “Em breve, serão anunciados outros locais de cadastros e por enquanto pedimos que os moradores dos bairros Amarante, Vila Verde e Rio das Pedras façam o cadastro exclusivamente nesses bairros, pois eles são atendidos pelos PSF´s, que foram treinados para recolher as informações”.
Fonte:Silvia Palma
Assessora de Comunicação