Balneário Camboriú – “Brilhos de Natal”. Esse foi o nome escolhido pela maioria dos votantes durante o processo de escolha da nomenclatura para o projeto de Natal de Balneário Camboriú. O nome concorreu com “Natal Cor”, recebendo 182 votos favoráveis, contra 176. A disputa foi acirrada e teve somatória de votos computados de duas maneiras: pelo portal no informativo Notícia Já (noticiaja.com) e pelo e-mail natalembalneario@gmail.com. A votação encerrou às 20h da noite desta quarta-feira, dia 30.
No portal jornalístico, foram computados 230 votos, sendo que a maioria, 52% dos internautas, preferiu o nome “Natal Cor”, ou melhor, 120 opiniões para esta nomenclatura. Enquanto isso, “Brilhos de Natal” conquistou 110 votos no portal. A diferença favorável veio, no entanto, pelos e-mails. Pelo endereço eletrônico foram somados 128 votos, sendo 72 para “Brilhos de Natal” e outros 56 para “Natal Cor”.
Mas não foi só o nome que teve definição nos últimos dias. O projeto de Natal já é quase realidade em Balneário Camboriú. Enquanto aguarda a aprovação e liberação de verba estadual, prevista através de projeto apresentado pela equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal em reunião realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e aprovada no encontro -, a Prefeitura resolveu dar o primeiro passo liberando R$ 230 mil, que já estão com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Balneário Camboriú, desde o último dia 25. A CDL irá gerenciar este valor e, como contrapartida, irá buscar outros R$ 100 mil junto à prováveis apoiadores do Natal, sejam empresas, associações ou pessoas físicas que queiram ver a cidade diferente e bem iluminada em dezembro.
E foi justamente este convênio firmado entre a Prefeitura e a CDL e os planos que a Câmara de Dirigentes Lojistas tem para deixar a cidade mais bonita, que foram expostos na reunião do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, na última terça-feira (29). O presidente da entidade, Altamir Osni Teixeira, disse que não tem sentido não acreditar no Natal como impulsionador de turismo e da economia local. Ele explicou que basta perceber o sucesso do Natal em outras cidades que criaram o evento e que hoje são atrativos turísticos por esta causa, como a cidade gaúcha de Gramado. “O Natal beneficia o turismo, o comércio, a hotelaria, a cidade de maneira geral”, analisou.
A intenção da CDL é envolver setores da sociedade, como os condomínios através do Secovi (Sindicato da Habitação), as lojas e a comunidade de maneira geral. A entidade estará lançando concurso para premiar as melhores vitrines comerciais em três categorias (vitrine, loja e fachada). Também propõe que o Parque Unipraias entre na festa decorando seus bondinhos e a Expressul, através de decoração nos bondindinhos. Já dentro dos gastos do convênio, e se o Governo Estadual entender a importância que o Natal terá para trazer turistas a Balneário Camboriú liberando auxílio através do projeto apresentado pela Sectur, a decoração poderá ser completa.
No projeto está a decoração das árvores da Avenida Atlântica, 360 no total, a construção da fábrica do Papai Noel na Barra Sul com 120 metros quadrados, a casa do Papai Noel no Pontal Norte, onde haverá visitação das famílias e uma grande atração: um Papai Noel gigante na Praça Tamandaré. No Pontal Norte também uma árvore com 23 metros de altura toda ornamentada e tudo isso ao encantamento de um coral infantil com 200 vozes, que se apresentará durante o mês de dezembro na Praça Tamandaré. “Se conseguirmos cumprir metade destas intenções, já teremos um belo Natal”, acredita Teixeira. Para visitar a casa do Papai Noel seria recolhido dos visitantes um brinquedo para doação, para posteriomente ser doado à entidade local.
O Calçadão também receberá arcos decorados e poderá ficar ainda mais bonito com o auxílio dos comerciantes da rua, assim como os quiosqueiros da praia poderão ter a iniciativa de decorar seus quiosques, e esse também é a inteção do projeto “Brilhos de Natal”. Milheiros e churreiros poderão aderir à decoração e promover um evento ainda mais bonito para a cidade. Estas foram idéias colocadas na reunião do Comtur. “Não sei se teremos verba para tudo isso, vamos aguardar o apoio do Governo Estadual”, analisou o presidente da CDL. A Câmara de Dirigentes quer ainda envolver as associações de moradores no projeto, para ajudar a divulgar a premiação aos moradores que melhor enfeitarem suas casas.
O diretor de Turismo, Ademar Schneider, acredita que o Natal de Balneário Camboriú poderá ser o primeiro de um futuro grande evento para a cidade. “Basta que os moradores se conscientizem e façam algum tipo de enfeite em suas sacadas, janelas, portas das casas, que o projeto já terá percorrido metade do caminho”, complementa. A abertura oficial do “Brilhos de Natal” está agendada para 5 de dezembro e a decoração deve aparecer já em outubro, para que haja tempo hábil à montagem dos enfeites em maior quantidade e tamanho, possam ficar prontos.
Fonte: Assessoría de Imprensa