Balneário Piçarras integra circuito regional de cicloturismo

Piçarras – A cidade de Balneário Piçarras é uma das integrantes do Circuito Costa Verde Mar de Cicloturismo. O projeto, uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Turismo (Citmar), foi desenvolvido para viabilizar um roteiro integrado entre os municípios litorâneos. A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes (Setuce) espera atrair para Balneário Piçarras os visitantes que preferem pedalar para conhecer as belezas do litoral norte catarinense.

De acordo com o Citmar, o circuito é o primeiro do Brasil a abranger uma região principalmente focada no litoral. Em Balneário Piçarras, um hotel e uma pousada fazem parte do roteiro. “Nesses estabelecimentos o cicloturista pagará um valor diferenciado pela diária e terá espaço adequado para guardar a bicicleta”, explica a secretária de turismo, Flávia Coradini.

Para receber o certificado do Circuito Costa Verde Mar, o visitante precisará pegar o carimbo nos hotéis e pousadas credenciados. “Balneário Piçarras faz parte de dois dos seis trechos criados é uma das seis cidades em que haverá carimbo”, afirma Flávia. O primeiro é o trecho Balneário Camboriú – Balneário Piçarras, o mais longo.  O segundo tem o município de Luiz Alves como ponto de partida.

Para percorrer os onze municípios que integram o Circuito Costa Verde Mar, o cicloturista precisa pedalar por cerca total de 270 km em estradas de terra e vias urbanas com menor tráfego.

O cicloturismo é uma forma de turismo em que o viajante utiliza uma bicicleta como meio de transporte. A idéia surgiu na década de 70 e ganha força novamente graças ao seu apelo ecológico e econômico. A paixão pelas pedaladas é o lema dos cicloturistas, que utilizam o esporte para conhecer novos lugares e despertar seu espírito aventureiro.

O Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR irá realizar no dia 16 de setembro, das 9h às 17h, o 1º Seminário de Capacitação do Circuito de Cicloturismo. O curso será realizado na sede da AMFRI e pretende capacitar atendentes de postos de informação, técnicos das Secretarias Municipais de Turismo, membros do trade turístico e agências de receptivo. O objetivo é apresentar o circuito e preparar a comunidade e todos os envolvidos no projeto para receber o cicloturista e prestar todo o tipo de assistência necessária.

Durante o Seminário haverá palestra sobre o planejamento do circuito, elaborado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil, explicação da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú sobre como irão funcionar o circuito, o site, o guia e outros materiais, além da apresentação do case Vale Europeu de Cicloturismo e uma palestra do SENAC sobre técnicas de atendimento ao turista.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *