Balneário Camboriú é o segundo município indutor de turismo do Brasil – de um total de 65 destinos – a colocar em prática o projeto piloto do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Marca Brasil (IMB), para a implantação do seu Grupo Gestor. Por isso, a cidade chamou a atenção durante o 13º Encontro de Interlocutores Estaduais de Turismo, realizado em Brasília durante os dias 3 e 4 de agosto. Balneário Camboriú e Beto Gonçalves(RS) foram convidadas a explanar durante 15 minutos cada, mostrando como estão sendo conduzidos os trabalhos e servindo de modelo aos demais. O encontro contou com a apresentação do integrante do Grupo Gestor de Balneário Camboriú, o turismólogo e representante da Secretaria de Turismo municipal, Alexandre Montenegro. A explanação aconteceu no segundo dia do evento.
No primeiro dia, a discussão foi direcionada ao Salão de Turismo de São Paulo, promovido pelo MTur. “Foram avaliados a apresentação dos estandes, os materiais distribuídos pelos expositores e os roteiros apresentados”, resume o turismólogo. Ele revela que o Ministério do Turismo chamou a atenção de expositores que não quiseram receber estudantes em seus estandes, “o que não foi o caso de Balneário Camboriú”, tranqüiliza Montenegro.
No segundo dia, a reunião tratou essencialmente de como serão os encontros de trabalho do Ministério junto ao IMB, explicando futuros procedimentos adotados durante os encontros, a participação dos conselhos municipais de turismo, se a cidade tem ou não o Grupo Gestor atuante e, caso contrário os municípios deverão iniciar a seleção das pessoas. Balneário Camboriú e Bento Gonçalves, por terem sido os primeiros a implantar o grupo que irá canalizar os projetos em busca das verbas estaduais e federais em prol de um turismo qualificado, foram analisados durante a explanação. “O Mtur considerou que nosso município está adiantado, por isso, os participantes quiseram saber como foram todos os procedimentos adotados aqui”, pontua Montenegro.
O 13º Encontro de Interlocutores Estaduais de Turismo conseguiu reunir todas as cinco regiões brasileiras. Os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul trabalharam juntos, sendo que os catarinenses estavam em maior número. A cada grupo foram direcionadas perguntas relacionadas à implantação do Grupo Gestor. “Balneário Camboriú iniciou a exposição explicando sobre a reativação do Conselho Municipal de Turismo, a formação do Grupo Gestor, que conta com 10 integrantes da sociedade organizada, e deixou claro que nada seria possível sem o apoio do Poder Público, através do secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, presente também no encontro em Brasília, e do prefeito Edson Renato Dias”, finaliza Montenegro.
Fonte: Assessoría de Imprensa