ASTC de Criciúma realiza “Maio Amarelo” em alerta a segurança no trânsito

Ação acontecerá em diferentes pontos da cidade e entregará folhetos informativos para orientar a população

 
Criciúma – Alertar e orientar a população sobre a segurança e responsabilidade no trânsito é o objetivo da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC) ao realizar, neste sábado (24), o “Maio Amarelo, atenção pela vida”. A ação ocorrerá durante a manhã nos semáforos do Banco Santander e da Igreja Assembleia de Deus, na Avenida Centenário, e na Praça Nereu Ramos ressaltando os altos índices de mortes, feridos e pessoas que ficam com sequelas devido aos acidentes.

Para informar a sociedade, colaboradores irão entregar ao público folhetos informativos com dicas e regras de segurança, como o uso adequado do cinto, o respeito a vagas de idosos e deficientes e a proibição do uso de celular ao dirigir.

De acordo com o presidente da Autarquia, Giovanni Zappelini, a ação terá continuidade durante o ano, pois a ASTC vê sempre a necessidade de estar prestando esclarecimento sobre o trânsito a população. “O Maio Amarelo vem para estimular e promover ações voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Esse movimento vai acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima”, destacou o presidente.

A campanha traz um laço amarelo como símbolo para enfatizar a necessidade de tratar os acidentes como uma epidemia, como ocorre com as ações do Outubro Rosa e Novembro Azul. A cor amarela, que estará representada também nas camisetas utilizadas pelos colaboradores durante a campanha, é utilizada em alusão a sinalização de advertência, simbolizando atenção.

De acordo com a coordenadora de Educação da ASTC, Jamile Ibrahim, a ideia principal é mobilizar a sociedade abordando toda a amplitude que o tema exige. “Queremos propagar o conhecimento, nas mais diferentes esferas. Este é um movimento internacional e procura promover atividades voltadas à conscientização que cada cidadão deve ter diante do trânsito. Maio foi o mês escolhido para mobilizar entidades, governo, sociedade civil, entre outras para que a ação seja frequente e de responsabilidade de todos”, declarou Jamile.

Milena dos Santos
Foto: Carol Dias
UNOPress

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *