Árvore quarentenária será cortada

ImageVideira – Pelo menos uma das cinco árvores quarentenárias localizadas na Praça Nereu Ramos no Centro de Videira, terá que ser cortada. A informação foi confirmada nesta semana por um especialista da área de entomologia, consultado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. “Lamentamos essa notícia porque é sempre melhor plantar árvores do que ter que cortá-las, mas a iniciativa é primordial para segurança dos pedestres que passam pela praça”, lamentou o secretário de Agricultura Celso Brancher.

Segundo ele, as cinco árvores são da espécie Jacarandá Mimoso e tem pelos menos 45 anos de idade. Com mais de 15 metros de altura e 60 cm de diâmetro, quatro delas foram atacadas por um inseto, e uma dessas árvores, localizada na esquina entre a Rua Brasil e Av. D. Pedro II, já secou e terá que ser retirada do local. A medida é preventiva já que os galhos podem cair e causar acidentes envolvendo os pedestres e os veículos que passam pelo centro da cidade.

De acordo com o doutor em entomologia, pesquisador da Epagri – Marcelo Lopes da Silva, uma análise preliminar apontou que as árvores foram atacadas por um inseto conhecido popularmente como broca. O inseto perfura a tronco, introduz um fungo tóxico que acaba circulando pela seiva e mata a árvore. Esse fungo se reproduz com agilidade e se torna alimento do inseto.

Brancher explica que a broca costuma atacar árvores que sofrem algum tipo de estress. No caso dos jacarandás mimosos da Praça Nereu Ramos, uma das causas pode estar relacionada ao local onde estão plantadas. Há mais de cinco décadas, o trecho onde a praça está localizada era um banhado que foi aterrado. “Acredita-se que houve algum problema no subsolo e quando as raízes alcançaram essa área, sofreu alguma alteração”, diz.

A partir de agora, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará um tratamento intensivo para salvar as árvores que foram superficialmente atingidas. “Infelizmente uma delas foi perdida e uma segunda está seriamente comprometida, no entanto vamos envidar esforços para tentar salvá-la, assim como as outras três que ainda resistem ao fungo”.

A data para o corte das árvores ainda não foi definida, mas será programada para um domingo de manhã, já que o trânsito será impedido e a energia cortada, no local.

Fonte:Silvia Angélica Palma
Jornalista

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes