Iomerê – O município de Iomerê, a exemplo do que vem acontecendo com praticamente todos os municípios catarinenses, registrou uma acentuada queda na arrecadação, no mês de março. O percentual, segundo dados preliminares, chega a 22% a menos no montante. A situação preocupa, mas o prefeito Luciano Paganini disse esta semana que a administração já estava preparada para esta situação e, com planejamento, vai atravessar esta fase com tranquilidade.
“Nós sabíamos que esta queda viria, por isso trabalhamos desde muito cedo para contorná-la sem que houvesse prejuízo para qualquer setor. Os trabalhos estão em andamento, estamos desenvolvendo várias ações em todo o município e isso só foi possível porque tivemos planejamento”, assegura ele. A expectativa é que a arrecadação se normalize a partir deste mês, dando mais tranquilidade à administração municipal.
“Temos as contas em dia, absoluto controle dos gastos e, por isso, enfrentamos tranquilos essa situação momentânea”, destacou. Além disso, ele enfatiza que uma alternativa para contornar problemas com arrecadação é buscar recursos nas esferas estadual e federal. Por isso, semana passada esteve em Brasília, onde fez diversos contatos na busca de recursos para Iomerê.
“Visitamos, eu e o secretário de Administração, Douglas Zardo, vários gabinetes de deputados, além de Ministérios, em busca da fatia de recursos que cabe à Iomerê. Os retornos foram muito positivos e, em breve, estes recursos deverão estar disponíveis em nosso município”, justifica ele. Somente para compra de máquinas pesadas, Luciano conseguiu, nesta visita, R$ 450 mil dos deputados Valdir Colatto e Celso Maldaner.
O dinheiro, segundo sua expectativa, deve chegar aos cofres públicos nos próximos meses e as máquinas que serão compradas servirão para recompor o parque municipal, que está bastante sucateado e com boa parte dos equipamentos sem condições de ser utulizada pela secretaria de Obras. “É uma alternativa de enfrentar os períodos de queda na arrecadação, investindo em setores prioritários”, justificou.
Mais recursos
Um novo Posto de Saúde, a Construção do Centro de Convivência da Terceira Idade, uma draga, emendas parlamentares e o encaminhamento do projeto para construção da Escola Municipal de Iomerê, também foram pedidos viabilizados e entregues pelo prefeito Luciano Paganini durante a viagem à capital Federal. Além disso, a regularização da creche municipal foi buscada junto aos órgãos competentes.
“Este contato com os Ministérios, os deputados e outros órgãos é muito importante na busca de recursos e vamos constantemente buscar o que é nosso de direito, como forma de ampliar os investimentos em nosso município”, destaca o prefeito Luciano Paganini, que recentemente esteve também na capital catarinense, tratando da liberação de recursos e do andamento de outros pedidos.
ai/UNO