Sombrio – Dois alunos do 9º ano da Escola de Educação Básica Municipal Professora Nilza Matos Pereira, o Caic de Sombrio, representam o extremo sul catarinense na 10ª edição da Expoagro Afubra, que está sendo realizada entre os dias 3 e 5 de março no município gaúcho de Santa Cruz do Sul. A dupla apresenta no evento um projeto desenvolvido por toda a turma em 2009, vencedor da 1ª Mostra Científica Regional Verde é Vida.
Higor Machado Soares e Eliara Rosa Gomes, ambos de 13 anos, partiram na manhã de terça-feira, dia 2, para a participação da 1ª Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, acompanhadas de Edna Maura Coelho, professora de Informática e representante do corpo docente da escola. “Eles estavam realmente muito empolgados com a viagem, além de motivados para a apresentação e empolgados para a elaboração de novos projetos, que resultem em novas conquistas”, relata Diz do Canto, diretora do Caic.
Iniciado em 2009 através de uma parceria entre a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil) e o Governo do Município de Sombrio, o Projeto Verde é Vida atua em quatro escolas da rede municipal de ensino. Utilizando o formato de um programa de ação socioambiental, o Projeto Verde é Vida prevê o desenvolvimento de ações conjuntas com as instituições de ensino, envolvendo professores, alunos e também a comunidade na identificação de problemas ambientais existentes nas regiões em que vivem e na busca de soluções para esses problemas.
Segundo a diretora, o retorno dos alunos está marcado para este sábado, 6, e já na próxima semana terão início os preparativos para a elaboração de um novo projeto a ser apresentado na Mostra Científica Regional.
AI/Redação 24 Horas