Alunos de Jaraguá do Sul refletem sobre a biodiversidade

Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Associação dos Recicladores do Vale do Itapocu e Ratorói, um estúdio de Inovação e Tecnologia promoveram, na quinta-feira (22), encontro com estudantes da escola municipal Cristina Marcatto. Aproveitando a comemoração do Dia da Biodiversidade, lembrado no mesmo dia, a temática da palestra foi “Preservar também é coisa de criança”. Além da troca de conhecimentos sobre o assunto e de como funciona uma recicladora, os alunos aprenderam a confeccionar alguns brinquedos com materiais recicláveis.

Dados da Associação Jaraguaense de Recicladores do Vale do Itapocu, que atua na triagem de materiais e na coleta seletiva de entidades privadas como universidades e hospitais do município, apontam para o destino correto de 120 mil quilos de plásticos, 1.080 quilos de papel, 90 mil quilos de vidro e 30 mil quilos de metal em 2013. A Associação tem como missão a separação de material reciclado, aumentando seu valor de mercado e minimizando os impactos ambientais. Já o Estúdio de Inovação e Tecnologia Ratorói, que trabalha em parceria com a associação, realiza oficinas de arte com foco na sustentabilidade e voltadas, principalmente, para o público infantil e adolescente.

A Fujama também promove, no Museu Histórico Emílio da Silva, exposição sobre a temática para comemorar, além do Dia Internacional da Biodiversidade; o Dia Nacional da Mata Atlântica, que será lembrado amanhã (27); e o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Trata-se de uma série de imagens da fauna e da flora encontradas na região. O objetivo da mostra é sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de conservação e proteção da diversidade biológica.

A exposição, que pode ser conferida gratuitamente, ficará aberta para visitação até 5 de junho. O Museu Histórico Emílio da Silva fica na Avenida Mal. Deodoro da Fonseca, 247 – centro. O horário para visitação do espaço é o seguinte: de terça à sexta, das 8 às 11h30 e das 13h30 às16h30. Aos sábados, das 9 às 12 horas; aos domingos, das 15 às 18 horas. O telefone para contato é (47) 3371-8346.

Foto: Divulgação/PMJS
ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *