Cabelos fortes e saudáveis: A chave está na sua alimentação!

Cansada de cabelos fracos? Queda de cabelos? Quebradiços e sem brilho? A queda capilar te incomoda? A má alimentação pode ser a culpada por esses problemas!

Nossos cabelos são compostos principalmente por proteínas e precisam de diversos nutrientes para se manterem saudáveis e fortes. Uma dieta rica em proteínas, minerais (zinco, ferro, cálcio) e vitaminas (biotina, C, E, pantenol) é essencial para a beleza dos fios.

Infelizmente, a alimentação moderna, muitas vezes pobre em nutrientes e rica em carboidratos e gorduras, prejudica a saúde dos cabelos. Os cabelos também sofrem quando a alimentação não é balanceada.

A dieta ocidental, pobre em proteínas e rica em carboidratos e gorduras, prejudica a saúde capilar.

Resultado: cabelos frágeis, quebradiços, sem brilho, sem elasticidade e queda capilar.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, basta corrigir os erros alimentares para reverter esses problemas!

Em casos mais graves, a suplementação pode ser necessária. Suplementos de proteínas, minerais e vitaminas podem ser encontrados em farmácias e lojas especializadas.

O hábito da alimentação essencialmente baseada em vegetais é um exemplo. Além de uma maior propensão a cabelos fracos, provavelmente por um consumo proteico aquém do necessário para a produção excelente dos fios de cabelos evitando a queda de cabelos, estes pacientes são os que apresentam maior dificuldade de recuperação de quadros capilares, assim como necessitam de maior tempo para observar resultados significativos.

Mas atenção: a suplementação só deve ser feita com orientação médica, como de um tricologista (médico especialista em cabelos) ou dermatologista.

Casos especiais: Bulimia e Anorexia: exigem um acompanhamento individualizado por equipe multidisciplinar (psiquiatra, psicólogo, nutricionista e dermatologista/tricologista) para tratar as causas da queda capilar e da desnutrição.

Dietas vegetarianas: podem levar à queda de cabelo por deficiência de proteínas. Nesses casos, a suplementação proteica pode ser necessária.

Lembre-se: Uma alimentação saudável é fundamental para a saúde dos cabelos.

Em caso de queda capilar ou problemas com os fios, consulte um dermatologista ou tricologista. O profissional irá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.

Cuide dos seus cabelos e tenha uma vida mais saudável e bonita!

por Dr. Ademir Jr, (CRM 92.693) é médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar) pela Internacional Association of Trichologists. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Presidente do Grupo de Assistência a Problemas Capilares – GAPCA e Presidente do Grupo de Apoio a Portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos – GAPSOP. Professor de Anatomia e Fisiologia da pele no curso de Pós-Graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz – SP/SP

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes