Joinville – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou nesta quinta-feira (26) a operação do ILS (Instrument Landing System) no aeroporto de Joinville.
A decisão foi confirmada pelo secretário de desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte. Um avião da Gol já operou com o uso do equipamento no final da tarde de hoje.
“Essa conquista é um marco histórico para Joinville. A cidade terá condições de receber mais voos. O aeroporto é uma referência importante para o desenvolvimento para a nossa cidade e região”, destacou Duarte.
O ILS é um sistema de aproximação das aeronaves por instrumentos que vai reduzir de 2 mil para 1.200 metros a distância de visão horizontal da pista na hora do pouso e de 400 para 300 pés (cerca de 60 metros) o teto de aproximação vertical da pista.
Com o ILS haverá um ganho de 61% na performance dos pousos, ou seja, de cada 100 poucos abortados por questão de mau tempo, 61 serão possíveis com esse sistema.
Nesse ano o aeroporto de Joinville teve uma classificação importante relacionada ao seu PCN (pavement classificantion number), número que indica a resistência do pavimento da pista para operação, sem restrições, das aeronaves.
Atualmente, o PCN é 33 e deve ser elevado para 51, pela Infraero.
Assim, pista poderá receber aeronaves com maior capacidade de passageiros e de cargas.
ai/UNO