Fundações desenvolvem ações conjuntas em favor do meio ambiente
Tubarão – Dar uma correta destinação ao lixo produzido nas escolas da rede municipal de Educação é uma das preocupações da atual administração municipal.
Para tanto, servidores das Fundações de Educação e Meio Ambiente estão elaborando, de forma conjunta, projetos de Educação Ambiental para serem aplicados nas escolas municipais.
As ações serão voltadas principalmente à coleta e descarte racional do lixo orgânico, seco ou reciclável, bem como o óleo de cozinha.
Levantamento realizado pela Fundação Municipal de Educação identificou que 15 escolas têm interesse em receber orientações quanto à separação adequada do lixo e a construção de composteira, para a reciclagem do lixo orgânico. No meses de setembro e outubro, as escolas serão visitadas pelos profissionais das duas fundações, que por meio de palestras e orientações darão o suporte técnico para a criação das composteiras e separação adequada do lixo. “Paralelo a isso, estudamos a possibilidade de incluir a coleta do lixo seco nas escolas que ainda não são favorecidas com esse tipo de serviço”, afirma a assessora pedagógica de Meio Ambiente, da Fundação Municipal de Educação, Paula Wronski.
A bióloga da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Alana Meneghel, salienta que a intenção é ter “lixo zero nas escolas”, dando uma correta destinação aos resíduos gerados nas unidades escolares. “Orientando os alunos e funcionários das escolas a separarem o lixo e utilizarem a composteira, contribuímos para diminuir o lixo encaminhado ao aterro sanitário, minimizando assim os impactos ambientais”, ressalta.
Adriana Oliveira
UNOPress