Itajaí – O forte temporal que atingiu a cidade no fim da quarta-feira (20) causou alguns pontos de alagamentos no Centro de Itajaí e também nos bairros Itaipava e Limoeiro. Conforme a Defesa Civil, os alagamentos foram causados por que a rede pluvial não conseguiu dar vazão à água. A situação foi agravada pela maré alta, que atingiu 1,05 metros.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Major Sérgio Murilo de Melo, não foi registrada nenhuma ocorrência grave, como deslizamentos e alagamento de residências.
A partir desta tarde o tempo começa a melhorar. A frente fria está se deslocando lentamente e, no decorrer do dia, uma massa de ar mais seco deve estabilizar o tempo. Amanhã a previsão é de tempo bom e temperaturas mais baixas. O nível do rio Itajaí- açú também está baixando e a próxima maré alta será às 19h11min com 0.80 cm.
Janeiro chuvoso
O acumulado de chuva registrado nos primeiros vinte dias do ano está dentro da média histórica para o período na maioria dos municípios catarinenses. Apesar disso, algumas cidades registram índices até duas vezes maiores do que o normalmente registrado durante todo o mês, principalmente na Serra e Litoral Norte.
Em Itapoá, no Litoral Norte, choveu 404 milímetros, quando o normal para o período é de 250 mm. Em Urubici, na Serra, foram 315,8mm contra a média de 150mm. A situação também é diferenciada em cidades do Vale do Itajaí. Em Indaial, choveu 338mm. A média histórica na cidade é de 210mm.
A irregularidade na distribuição da chuva é característica da estação, marcada pelo tempo instável e as pancadas de chuva no final do dia, provocadas pelo predomínio do ar quente e úmido. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.
AI/Redação 24 Horas