Laguna – Pela quarta vez consecutiva, o Grêmio Cultural Recreativo Carnavalesco Esportivo Escola de Samba Os Democratas é o campeão do carnaval em Laguna. Conquistou 278 pontos, em segundo lugar ficou a Xavantes com 275, Mocidade com 267, Brinca quem Pode com 264,8 e Vila Isabel com 256,4. Mais de três mil pessoas aplaudiram as cinco escolas na noite de segunda-feira, no sambódromo.
Com a direção de Cláudia Netto Lopes da Silva, a escola cantou o samba-enredo “As mais famosas criações: A arte da invenção a serviço da vida”, de autoria de Marcus Teixeira.
O carnavalesco responsável foi Renan Pascoal. A escola emocionou o público quando trouxe para a passarela do samba uma porta-bandeira e mestre sala mirim. Santos Dumont e uma nave espacial também passaram pela avenida.
Pelo quarto título consecutivo, o troféu Laércio Foss será entregue aos Democratas. “Lutamos com garra para fazer bonito e conquistar o troféu que leva o nome do nosso saudoso carnavalesco. A escola brilhou na avenida”, disse a presidente Claúdia Netto.
A escola tirou nota dez nos quesitos comissão de frente, alegoria, bateria, samba-enredo, adereços e tema-enredo.
Os Democratas participa do carnaval da cidade desde 1958, é representada pelas cores vermelho, amarelo ouro e branco, tem sua sede no bairro Campo de Fora.
O estandarte da escola foi conduzido pelo mestre-sala Thiago Santhiago e a porta-bandeira Cida Milezzi.
Os troféus das premiações serão entregues no sábado, dia 16, ás 11h, no Mercado Público.
O secretário de Turismo, João Carlos, parabenizou as escolas pelo desempenho. “ Foi um carnaval maravilhoso. Creio que em 2014 as escolas virão com mais garra ainda. Será um grande momento”, salientou.
Nas próximas semanas uma avaliação será realizada com a organização e entidades envolvidas no carnaval 2013 para preparar um diagnóstico da folia neste ano. “Vamos numerar os pontos fracos e positivos. Nossa intenção é melhorar o carnaval de Laguna cada vez mais, transformar a sua potencialidade em realidade. Nossa orla continuará sendo o grande cenário”, disse.
Gisele Elis
Taís Sutero
Fotos: Geraldo Gê
ai/UNOPress