4º Seminário Internacional de Defesa Civil acontecerá em Florianópolis

Florianópolis – Florianópolis irá sediar no mês de maio eventos na área de prevenção de desastres e ajuda humanitária internacional. Após o Encontro Mundial de Turismo (WTTC), entre os dias 14 e 16, a capital receberá representantes de 33 países da América Latina e Caribe para debater as questões de Defesa Civil em dois diferentes encontros.

Nos dias 18 e 19 de maio, será realizado o 4º Seminário Internacional de Defesa Civil, com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais e comunidade; e, nas datas de 20 a 22, acontecerá a 2ª Reunião Regional de Mecanismos Internacionais de Ajuda Humanitária, com a participação de representantes das Organizações das Nações Unidas (ONU) e dos Estados Americanos (OEA). Os encontros acontecerão no Costão do Santinho Resort e são promovidos em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil e o Ministério de Relações Exteriores.

A programação dos encontros foi discutida na última segunda-feira (2) durante reunião no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, com o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, e representantes dos Ministérios de Relações Exteriores e da Saúde, Secretaria Geral da Presidência da República, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marinha, Infraero e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Queremos aproveitar a presença de autoridades, tanto nacionais quanto internacionais, que atuam diretamente em Defesa Civil para discutir desastres e as questões de ajuda humanitária. A troca de experiências, principalmente após as chuvas que atingiram o Estado em novembro do ano passado, será muito importante”, explica o diretor do órgão estadual.

Segundo o coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério de Relações Exteriores, Milton Rondó Filho, os assuntos a serem debatidos e apresentados nos dois eventos envolvem o monitoramento climático, a logística operacional e a comunicação no desastre, prevenção, preparação e socorro, além da padronização de um plano de ações. “A determinação do presidente Lula é tratar o tema Defesa Civil como prioritário”, destaca o coordenador, que ressalta ainda a definição de acordos entre os países e a ajuda humanitária após os desastres.

Fonte:Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *