Balneário Camboriú – A 1ª Mostra Itinerante de Teatro, promovida pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e realizada pela Fundação Cultural, através do projeto ARTENOMIA tem por objetivo proporcionar aos professores e alunos – atores integrantes do projeto Artenomia, modalidade Teatro, uma amostragem de suas experiências cênicas.
A Mostra se realizará no mês de outubro (dias 06, 07,08 e 09) nos Centros Educacionais Municipais: C.E.M. Dona Lili, C.E.M. Professor Antônio Lúcio, C.E.M. Ariribá e C.E.M. Vereador Santa.
Em cada um dos dias do evento, haverá um mini-espetáculo por dia e por escola que será visitada pelo grupo de artes cênicas de outra escola, também participante do projeto Artenomia, promovendo um intercâmbio cultural e a integração entre alunos e professores do meio artístico.
Através deste evento, pretende-se ressaltar a importância da responsabilidade social e educacional gerada pelo incentivo da prática do teatro na escola. O teatro é uma porta aberta para a cultura, um meio de estender às pessoas novas possibilidades na construção do conhecimento estético, ético, social. É um caminho para divulgar o belo oculto dentro de cada um. Uma forma de expressão artística ao desvendar a alma do artista. Trabalhar com a arte de interpretar estimula o desenvolvimento cultural, afetivo, social e criativo do indivíduo.
Programação:
Dia 06/10 – C.E.M. Vereador Santa
Peça: O Fantástico Mistério de Feiurinha com os alunos do C.E.M. Ariribá
A heroína Feiurinha é uma princesa que desaparece de modo misterioso. Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho junto com outras personagens resolvem pedir ajuda ao escritor para encontrá-la. No enredo estão presentes o jogo constante entre realidade e fantasia, a referência aos contos de fadas, à literatura oral e muitas observações divertidas sobre o processo de criação do escritor. Outro grande recurso do texto é o humor subvertendo a ordem dos fatos, revelando a substância verdadeira que existe por trás das aparências.
Dia 07/10 – CEM Ariribá
Peça: Ser diferente é normal com os alunos do C.E.M. Dona Lili
Anna Julia é Deficiente Visual e cadeirante, porém, seu coração enxerga muito bem. A menina que sempre foi rejeitada por algumas colegas, mas tem o carinho dos pais e da escola, vai emocionar o público mostrando que "Ser Diferente é Normal".
Peça: O lobisomem com os alunos do C.E.M. Dona Lili
Vô Bento conta para seus netos Agenor e Lúcia uma história de arrepiar sobre o Lobisomen, num piscar de luzes os anos se passam, Lúcia vira avó e lembra-se com saudade de sua infância e das histórias que ouvia do vô Bento, apesar de ser traida por sua memória vez por outra…
Dia 08/10 – C.E.M. Prof. Antônio Lúcio
Peça: Sonhos de uma noite de verão com os alunos do C.E.M. Vereador Santa
As confusões de ‘’Sonhos de uma noite de verão’’, de William Shakespeare, são revividas pelos alunos da Escola Vereador Santa. Uma comédia imortal que fala das confusões que o amor e as paixões podem causar enfatiza, nesta montagem, as relações entre os personagens e suas expectativas. A adaptação do texto, o torna leve e engraçado, sendo facilmente compreendido por todos.
Dia 09/10 – C.E.M. Dona Lili
Peça: O Negrinho do Pastoreiro com os alunos do C.E.M. Antônio Lúcio
A lenda gaúcha: ‘’O Negrinho do Pastoreiro’’ recebe um novo tom na criação dos alunos da Escola Antônio Lúcio. O texto, inspirado na obra de Simões Lopes Neto recebe uma versão poética e contemporânea, embalada pela voz de Maria Bethânia e Cordel Fogo Encantado. Criado de forma simples e universal busca atingir um público de qualquer idade, tocando o coração e a consciência através da reflexão à respeito da lenda que personifica a injustiça.
Fonte: Assessoría de Imprensa