Florianópolis – A Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS) promove nesta segunda-feira (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, uma mobilização para alertar a população sobre os benefícios do diagnóstico precoce, já que em mais de 70% dos casos as
crianças se recuperam plenamente, após os procedimentos de combate ao tumor. A distribuição de material informativo será feita no calçadão da Felipe Schmidt, em Florianópolis, durante todo o dia.
O garoto propaganda da campanha, este ano, é o goleiro Marcos, do Palmeiras, que aparece diante da trave com uma fenda nos olhos. Em alusão à imagem, o slogan diz: “sem enxergar os sintomas, não dá pra se defender do câncer infanto-juvenil”. O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil foi instituído no ano passado, pelo fato de a doença ser uma das principais causas de morte nesta faixa etária.
Quando o diagnóstico é feito precocemente, e o tumor tratado em centros qualificados e especializados, as chances de cura são cada vez mais promissoras. No Hospital Infantil Joana de Gusmão, que é referência na área em Santa Catarina, são feitas 400 consultas na área de Oncologia, 750 aplicações de quimioterapia e 70 internações em função da doença, a cada mês.
Os principais sintomas do câncer infanto-juvenil são perda de peso, febre prolongada de causa não identificada, dores nos ossos e nas juntas com ou sem inchaços, caroço em qualquer parte do corpo e principalmente na barriga, crescimento do olho podendo estar acompanhado de mancha roxa no
local, manchas roxas e sangramento pelo corpo sem machucado, palidez sem motivo aparente, vômitos acompanhados de dor de cabeça, perda de visão ou perda de equilíbrio.
UNOPress