terça-feira, julho 15, 2025

Unochapecó apoia catadores de lixo em São Miguel do Oeste

São Miguel do Oeste – Profissionais da Unochapecó reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 20, na sala multiuso da secretaria de Ação Social de São Miguel do Oeste, representantes dos catadores de materiais recicláveis e das secretarias municipais de ação social e de desenvolvimento urbano, e dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
                
Na oportunidade, a assistente social Leila Bonadeo que já esteve reunida com lideranças da Ameosc e, também, com os demais secretários do governo municipal, explanou aos catadores sobre a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP, a qual tem por objetivo organizar, principalmente a parte legal, auxiliar no fortalecimento e melhorias do processo de trabalho, com planejamento, e viabilizar a unificação de todos os catadores do município.

O projeto terá execução de dois anos e, segundo a secretária de Ação Social, Claudete Fabiani, é financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, visando assessoria e aquisição de equipamentos de segurança. O mesmo será desenvolvido pela Unochapecó com a participação dos Assistentes Sociais Ana Paula de Azevedo Puhle e Alân Krewer, que representam os CRAS I e II do município.

“Inicialmente as equipes irão trabalhar no cadastramento de todos os nossos catadores, cujos dados serão informados ao MTE, para posteriormente montarmos uma cadeia produtiva de cada material reciclável”, afirmou Dete.

A secretária de desenvolvimento urbano, Ilione Pedrozo, falou sobre o programa Sorria São Miguel, que contempla como primeira ação a Coleta Seletiva de Lixo. Ressaltou ainda, que é preciso haver esta unificação a fim de gerar emprego, renda e melhoria de vida para todas as pessoas que trabalham na coleta dos recicláveis.

Claudete informou também, que atualmente existem três grupos organizados em SMO, a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis – Acomar, a Cooperativa Sagrada Família e a Cooperativa São Luiz. A ideia é unir e formar apenas uma cooperativa que beneficie todos os associados.

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, é um projeto permanente de extensão universitária, que tem promovido a inserção na economia local de grupos sociais excluídos, a partir de sua organização para o trabalho, através da incubação e do acompanhamento de empreendimentos de econômica solidária na perspectiva da autogestão.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...