domingo, janeiro 18, 2026

Unochapecó apoia catadores de lixo em São Miguel do Oeste

São Miguel do Oeste – Profissionais da Unochapecó reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 20, na sala multiuso da secretaria de Ação Social de São Miguel do Oeste, representantes dos catadores de materiais recicláveis e das secretarias municipais de ação social e de desenvolvimento urbano, e dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
                
Na oportunidade, a assistente social Leila Bonadeo que já esteve reunida com lideranças da Ameosc e, também, com os demais secretários do governo municipal, explanou aos catadores sobre a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP, a qual tem por objetivo organizar, principalmente a parte legal, auxiliar no fortalecimento e melhorias do processo de trabalho, com planejamento, e viabilizar a unificação de todos os catadores do município.

Ofertas Amazon

O projeto terá execução de dois anos e, segundo a secretária de Ação Social, Claudete Fabiani, é financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, visando assessoria e aquisição de equipamentos de segurança. O mesmo será desenvolvido pela Unochapecó com a participação dos Assistentes Sociais Ana Paula de Azevedo Puhle e Alân Krewer, que representam os CRAS I e II do município.

“Inicialmente as equipes irão trabalhar no cadastramento de todos os nossos catadores, cujos dados serão informados ao MTE, para posteriormente montarmos uma cadeia produtiva de cada material reciclável”, afirmou Dete.

A secretária de desenvolvimento urbano, Ilione Pedrozo, falou sobre o programa Sorria São Miguel, que contempla como primeira ação a Coleta Seletiva de Lixo. Ressaltou ainda, que é preciso haver esta unificação a fim de gerar emprego, renda e melhoria de vida para todas as pessoas que trabalham na coleta dos recicláveis.




Claudete informou também, que atualmente existem três grupos organizados em SMO, a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis – Acomar, a Cooperativa Sagrada Família e a Cooperativa São Luiz. A ideia é unir e formar apenas uma cooperativa que beneficie todos os associados.

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, é um projeto permanente de extensão universitária, que tem promovido a inserção na economia local de grupos sociais excluídos, a partir de sua organização para o trabalho, através da incubação e do acompanhamento de empreendimentos de econômica solidária na perspectiva da autogestão.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Atendimentos gratuitos na Faculdade Anhanguera Jaraguá do Sul e Joinville

A Faculdade Anhanguera oferece atendimentos gratuitos ou com preços...

Aniversário de Blumenau 175 Anos

A cidade de Blumenau deu início às comemorações de...

Bailarinas de Porto Belo participam de pré-audição para integrar a Escola Bolshoi

Duas jovens talentos de Porto Belo participaram no dia...

Emprega Mais impulsiona empregos e qualificação em Porto Belo

Porto Belo promove 5a. edição do Emprega Mais para...