São Lourenço do Oeste – Neste ano, o período da colheita que normalmente é no mês de março, está sendo realizada em fevereiro, pois algumas variedades anteciparam a frutificação.
Os técnicos da Epagri em parceria com o Governo Municipal estão realizando a terceira colheita consecutiva de azeitonas na Unidade de Avaliação de Cultivares de Oliveira implantada na área do Viveiro Municipal de Mudas.
Segundo o técnico da Epagri Volmir Pinto de Oliveira, responsável pela unidade no Município, a produção deste ano, superou as expectativas, com plantas que chegaram a atingir até 10 quilos de azeitona, demonstrando que o experimento já deu certo. Conforme Volmir, duas variedade já demonstraram boa adaptação à nossa região e já poderão ser produzidas mudas para a distribuição aos produtores interessados.
Na próxima semana, deverá ser concluída a colheita, e todo o material está sendo encaminhado para o Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri de Chapecó onde será extraído o azeite e realizada a análise de qualidade e produtividade por variedade.
Para ampliar os conhecimentos na área, o Técnico Volmir Pinto de Oliveira participou no mês de outubro do ano passado, de um Congresso Internacional sobre a Cultura da Oliveira em Santiago do Chile e, na oportunidade visitou a estação de pesquisa do INEA Instituto Nacional de Investigação de Agricultura na cidade de La Serena no Chile e também o Instituto Nacional de Tecnologia da Argentina em Catamarca, onde conheceu as técnicas usadas naqueles dois países que estão na vanguarda da produção de azeitonas e azeite de oliva na América Latina.
Em abril de 2009, o ex. governador Luiz Henrique da Silveira recebeu amostras do primeiro azeite de oliva catarinense produzido com frutos de São Lourenço do Oeste. LHS ficou impressionado com os resultados de uma cultura que poderá colocar o Estado como um dos grandes produtores nacionais.
