Tubarão – O Procon de Tubarão emitiu um alerta à população com relação à prática da chamada “Pirâmide de Ponzi”, e que tem no popular “TelexFree” um de seus mais difundidos representantes.
O sistema de pirâmide em operações financeiras, como um todo, tem causado preocupação aos Procons de todo o país, e nesta terça-feira (2), durante a reunião da Associação Brasileira de Procon (PROCONSBRASIL), representantes dos órgãos de todo o Brasil elaboraram um documento oficial onde externam tal situação.
Ainda no encontro, a PROCONSBRASIL solicitou à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON) apoio às investigações com cobrança de providências que garantam a segurança do consumidor. A SENACON, por sua vez, comunicou aos presentes sua concordância sobre o tema, e que inclusive já existe procedimento administrativo instaurado.
Em Tubarão, ainda não existem casos oficiais de transtornos e/ou prejuízos registrados, segundo o Procon do município, apesar de ser sabido que a prática já chegou à cidade.
AS PIRÂMIDES – A “Pirâmide de Pozi” tem essa denominação por conta do imigrante italiano Charles Ponzi, que conseguiu fazer fortuna rapidamente nos Estados Unidos com o método. Esse sistema financeiro, no entanto, é insustentável, e funciona baseado na entrada de novos investidores. Os primeiros envolvidos investem e até conseguem lucrar recrutando novos participantes. Porém, quanto maior o alcance da pirâmide, menos sustentável ela fica, uma vez que toda a estrutura depende dos investimentos posteriores. Sem estes investimentos, a grande maioria dos envolvidos arca com prejuízos consideráveis.
