Dentro da programação de eventos que acontecem durante o Festival de Música de Santa Catarina, o II Simpósio de Educação Musical busca debater o assunto em função da regulamentação do ensino da música em escolas brasileiras das redes de ensino médio e fundamental. O simpósio acontece de 15 a 17 de janeiro, reunindo profissionais da área em oficinas, palestras e mesas redondas que acontecerão no centro de eventos do Hotel Saint Sebastian. Informações e inscrições pelo e-mail atendimento@femusc.com.br e pelo telefone telefones (47) 9103-8875 e 3373-8652.
Aberto a professores e estudantes de música e professores generalistas dos anos iniciais da escola, o simpósio é coordenado por Sérgio Figueiredo, professor da Universidade de Santa Catarina (UDESC). Ele acredita que a inclusão da música no currículo escolar irá trazer uma dinâmica diferente na realidade dos estabelecimentos de ensino. “A maioria dos alunos não estuda música nas redes de ensino. Esse fator é um grande limitador, pois fora das escolas o ensino é privado e o custo é muito elevado, afastando muitas pessoas dos estudos musicais”, afirma.
Figueiredo avalia que após a inclusão da música no ambiente escolar o cenário musical brasileiro tende a mudar. “Quem aprende música, aprende também a ter uma visão positiva do verdadeiro conceito de educação, onde se valoriza o que é relevante. Além disso, ajuda no resgate da cidadania preenchendo o espaço que falta na educação”.
O professor faz uma avaliação sobre o FEMUSC e garante que o desenvolvimento na qualidade do evento irá contribuir para um desempenho positivo do Simpósio. “O Festival vai criar um espaço para fortalecer a idéia da importância do ensino da música nas escolas. É uma forma de romper a barreira de que a música é somente para ricos. Na verdade não é. É uma oportunidade de todos participarem deste meio”, explica.
Fonte: Assessoria de imprensa