Florianópolis – O secretário de Estado do Planejamento, Altair Guidi, participou nesta segunda-feira (7) do 3º Seminário de Sensibilização e Conscientização Turística, em São Joauqim.
O evento, comandado pela professora Silvia Regina Cabral, coordenadora do curso de Turismo e Hotelaria da Univali, é uma promoção da Secretaria de
Desenvolvimento Regional de São Joaquim e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
O Seminário, realizado no Auditório da EEB Rocha Pombo, teve como objetivo apresentar os resultados preliminares dos estudos de viabilidade econômica para implantação de empreendimentos turísticos na região e a avaliação do potencial turístico, realizados pela Universidade através do Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento.
Visando atrair empreendedores e investidores para a região, bem como direcionar das ações do Poder Público e da Iniciativa Privada, o projeto Acorde Turismo foi desenvolvido pela Univali em três etapas: coleta de subsídios; diagnóstico da atividade turística (oferta e demanda), estudo dos impactos ambientais; e estudos de viabilidade econômica. Diante deste cenário, foram elaborados os Seminários de Sensibilização e Conscientização para prestar esclarecimentos sobre os resultados do projeto aos envolvidos, como: trade turístico, comunidade, poder público e terceiro setor. “A região precisa estar informada sobre as etapas do projeto para que posteriormente possa por em prática as ações propostas pelo mesmo”, destacam os técnicos da Univali.
Para a secretária regional Solange Scortegagna Pagani, o envolvimento do trade turístico é muito importante para a concretização do Acorde São Joaquim. “E não apenas o envolvimento da comunidade política”, salientou.
O secretário Altair Guidi sugeriu que os prefeitos da região de São Joaquim aproveitem a visita do governador Luiz Henrique, na próxima sexta-feira (11), para solicitarem a criação de um pré-projeto de revitalização urbana dos outros cinco municípios que fazem parte da região: Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, Urubici e Urupema.
O primeiro Seminário de Sensibilização e Conscientização Turística foi organizado em forma de Oficina Participativa, no dia 7 de julho de 2009, no Cetrejo (Centro de Treinamentos da Epagri de São Joaquim), município de São Joaquim. Já o segundo, ocorreu no dia 6 agosto de 2009, através do
Evento de Lançamento do Projeto, onde os convidados obtiveram esclarecimentos sobre o Projeto Acorde, por meio de um jantar elaborado
pelo curso de Gastronomia da Univali.
O Acorde Turismo tem como proposta o desenvolvimento da atividade turística na SDR de São Joaquim, nos municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, São Joaquim, Rio Rufino, Urubici, Urupema, a fim de tornar a região um pólo de atratividade turística.
Fonte : Assessoria de Imprensa