segunda-feira, julho 21, 2025

Semana de Museus inclui visita a sambaqui na Lagoa do Saguaçu em Joinville

Joinville – A 8ª Semana dos Museus envolve 588 instituições em todo o país, sendo realizados mais de 1700 eventos sobre patrimônio, cultura e educação. Em Joinville, a programação oferecida pela Fundação Cultural reúne quatro museus e um espaço de memória para as atividades.

Na sexta-feira (21) o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville abre a exposição temporária "A construção do Parque Caieira: Olhares da Arqueologia”, às 9 horas. A mostra estará aberta para visitação até o final do ano no Parque Caieira. Em seguida, na sexta-feira, será realizada a visita guiada "Uma manhã no Sambaqui Lagoa do Saguaçu" com a equipe do museu. As inscrições devem ser feitas no Museu de Sambaqui pelo (47) 34330114 ou 34331162.

Na Estação da Memória, a comunidade terá a oportunidade de participar de uma oficina de xilogravura (um processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e possilibita a reprodução da imagem gravada sobre papel). A aula será realizada na sexta-feira (21), às 14 horas, na Estação. A mídia e o patrimônio estarão em debate no "Encontros Improváveis" com o professor Afonso Imhof, do departamento de História da Univille, às 19 horas, no mesmo local.

No sábado (22/05), na Estação, serão realizadas as oficinas de materiais recicláveis do projeto "EcoQuê – O que é lixo pra você?". As aulas ocorrem às 10 horas e às 14 horas. Os alunos da escola municipal Rosa Maria Berezoski e da escola estadual Antônia Alpaides também participam das oficinas.

Também no sábado, na Estação da Memória, a doutora em teoria da Literatura Taiza Mara Rauen Moraes e o escritor Rubens da Cunha participam do "Encontro Improváveis" com o tema "Literatura: (Des)construção social". A conversa será às 19 horas.

Na sexta-feira (21) também será realizado o 2º Colóquio Museu Casa Fritz Alt. O objetivo do encontro é discutir o tema Museu Aberto Fritz Alt enfatizando a importância do artista na história de Joinville e de suas obras espalhadas por vários pontos da cidade. O colóquio é voltado para pesquisadores, estudantes, professores e pessoas que tiveram contato com o artista. A mediação das discussões será realizada pela mestranda Rúbia Stein do Nascimento, pesquisadora do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade – MPCS da Univille. O evento será realizado nas dependências do museu das 10h às 11h30.

Toda programação é aberta à comunidade e gratuita. Saiba mais sobre o evento nacional no site www.museus.gov.br.

AI/Redação24Horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...