segunda-feira, julho 21, 2025

Sectur de Balneário Camboriú incentiva cadastramento no Ministério do Turismo

Balneário Camboriú – Meios de hospedagens, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias de turismo, acampamentos turísticos, enfim, a grande maioria das atividades voltadas diretamente ao turismo deverá se cadastrar junto ao Ministério do Turismo (MTur). O cadatro, denominado Cadastur,  passou a ser obrigatório com base nas Leis Federais 11.771/2008 e 8.623/1993, e principalmente pela Lei Geral do Turismo, de 17 de setembro de 2008. Apesar da obrigatoriedade, o cadastro ainda é opcional para restaurantes, cafeterias e bares, centro de convenções, estruturas de apoio ao turísmo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadores especializados em segmentos turísticos e bacharéis em turismo.
 
A determinação do MTur tem como objetivo dar mais tranquilidade ao turista, combatendo os serviços e produtos que operam na ilegalidade e também melhorar o acompanhamento do setor de turismo em todo o Brasil. Em Santa Catarina, o primeiro município a tomar iniciativa pela  campanha do cadastramento é Balneário Camboriú que, através do interesse da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico participou na quinta-feira, dia 13, de uma reunião na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em Florianópolis, para firmar parceria, pois o cadastro é gratuito, mas efetuar o cadastro depende unicamente do interesse dos municípios e da sociedade.
 
O responsável pelo setor de Planejamento da Sectur de Balneário Camboriú, o turismólogo Alexandre Montenegro, explica que o cadastro já existia. “Antes, era combrada uma taxa de R$ 100,00 pelo cadastro, mas agora que o sistema é gratuito, é mais um ponto positivo para que os empresários, os prestadores de serviços, as empresas, até as Secretarias de Turismo façam seu cadastro. A cidade e os turistas só têm a ganhar”, explica Montenegro. A Sectur também está integrada ao Cadastur.
 
O encontro em Florianópolis também serviu para que a Sectur pudesse receber orientação e agendar um Seminário em Balneário Camboriú, para explicar o funcionamento e importância do Cadastur. O evento deve acontecer na segunda quinzena de setembro, e os responsáveis pelo MTur na capital catarinense estarão realizando uma exposição sobre o cadastro. Posteriormente, esses profissionais estarão dando suporte às empresas que se cadastrarem ao documento que servirá de passaporte para que elas façam parte do mapa turístico brasileiro. “As empresas que são obrigadas a se cadastrar e não o fizerem, poderão sofrer sanções impostas pelo Governo Federal. Quem se cadastrar irá receber um certificado e será um diferencial para os turistas. “Faremos uma campanha de divulgação com folhetos explicativos em locais estratégicos da cidade”, adiantou Montenegro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3367-8122 com Alexandre Montenegro, ou ainda pelo portal virtual www.cadastur.turismo.gov.br
 

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...