Seara – A Secretaria Municipal da Saúde iniciou, na quarta-feira, 27 de Fevereiro o Programa de Equoterapia. As sessões são realizadas nas quartas-feiras, no CTG Seara e Pampa e conta hoje com 15 praticantes. A equipe, capacitada pela Associação Nacional de Equoterapia, Ande – Brasil é composta por fisioterapeuta, psicóloga e equitador. A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação.
A Psicóloga Josiane Bressan comenta que “através da Equoterapia os praticantes melhoram sua auto-estima. A interatividade com o animal e com a natureza estimula os movimentos e, em alguns casos, auxiliam na redução da agressividade”. Para a Fisioterapeuta Julia Kolling o ato de montar e o manuseio final desenvolvem força muscular e autoconfiança nos praticantes. “Além disso, melhoram a coordenação motora e desenvolvem a parte física e psicológica”.
O Equitador Ivan Dalle Laste destaca a importância de o profissional ser capacitado para desenvolver este trabalho. “A Ande – Brasil é responsável pela formação de todos os profissionais que trabalham com a Equoterapia, por isso, para lidar com pessoas portadoras de necessidades especiais e com as técnicas adequadas para cada caso, é muito importante estar treinado”. São dois cavalos preparados a disposição dos praticantes.
Ana Vitória Witinski Uzinger tem três anos e há mais de um ano é praticante da Equoterapia. A avó Iraci Witinski conta a evolução da neta nesse período. “Ela anda, perdeu o medo e está mais tranquila”. O município conta com o Centro de Equoterapia EquoSeara filiado a Ande – Brasil e o programa existe desde 2003. O Secretário da Saúde Odair Felippe destaca que é um trabalho de extrema importância para a população searaense. “O nível de aceitação é excelente. Percebemos que as famílias dos praticantes estão satisfeitas com os resultados do programa”.
ai/UNO