A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária, alerta a população sobre o consumo de água e alimentos em situação de enchente. Durante estes períodos, é possível que a água não esteja em condições adequadas de consumo, podendo causar diarréias e outras doenças parasitárias.
Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, Maria Schorn Harb, deve-se observar se a água está com alguma alteração de cor ou cheiro. “É preciso fervê-la antes de beber. Se não for possível, ela deve ser tratada com hipoclorito de sódio”, frisa. Se a água utilizada for proveniente de poço, fonte, rio, riacho, açude ou barreira, deve ser realizada a fervura e tratamento com adição de hipoclorito de sódio a 2,5%, nas dosagens especificadas no quadro abaixo, deixando a água descansar por 30 minutos após a adição do hipoclorito, para eliminação das bactérias.
O Departamento de Vigilância Sanitária lembra alguns cuidados com os alimentos que tiveram contato com as águas da enchente:
Ø Todo alimento que ficou submerso ou umedecido NÃO deve ser consumido mesmo que esteja em embalagem plástica.
Ø Caso ocorra falta de energia e alimentos fiquem na geladeira, NÃO consumi-los se houver alteração de cor, cheiro, ou consistência.
Ø Enlatados que ficaram submersos NÃO devem ser consumidos.
IMPORTANTE:
Em caso de três ou mais episódios de diarreia em um intervalo de 24h, é necessário procurar uma unidade básica de saúde. A mesma orientação vale para sintomas como náuseas, vômito e dor abdominal.
UNOPress