Arroio do Silva – Com o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para vacinação, o Departamento de Vigilância Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Balneário Arroio do Silva, inicia no próximo dia 15 a Campanha de Vacinação Contra a Influenza (Trivalente) em todo o balneário. Segundo a responsável pela DIVE no Município, enfermeira Franciele Ramos Silva, a meta do Arroio é de vacinar 3.116 pessoas, entre crianças, gestantes, trabalhadores da saúde e idosos.
Público-Alvo e Meta
Trabalhadores de saúde (ativos): 116
Crianças na faixa etária de seis meses a menores de 2 anos: 222
Gestantes (em qualquer idade gestacional): 111
Puérperas (até 45 dias após o parto): 18
Idosos com 60 anos ou mais: 1598
Comorbidades: 1041
A enfermeira lembra que durante a campanha é recomendada a atualização de outras vacinas que fazem parte do calendário de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde para a faixa etária, como a vacina pneumocócica 23 valente para pessoas idosas acamadas, a vacina dupla adulto – dT para proteção contra o tétano e vacina da hepatite B para pessoas até 29 anos.
Contra-indicação: A vacina contra a influenza não deve ser administrada em:
a) Pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como, a qualquer componente da vacina;
b) Pessoas que apresentaram reações anafiláticas em doses anteriores também contra-indicam doses subseqüentes.
Precauções: Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações decorrentes da doença. Para pessoas com história pregressa de Síndrome de Guillain-Barré (SGB), evento bastante raro, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa de risco-benefício da vacina.
Horário de funcionamento dos postos de vacinação: A Campanha de vacinação contra influenza sazonal terá inicio oficial no dia 15 de abril e término no dia 26 de abril, tendo o dia 20 de abril (sábado) como o dia “D” de mobilização nacional, quando os postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h (não fecha no horário de almoço). Nos demais dias do período da campanha o atendimento na sala de vacina deverá ser conforme o horário de cada unidade de saúde. A vacinação ocorrerá de forma simultânea para todos os grupos com indicação de vacinação, isto é, estaremos vacinando ao mesmo tempo os idosos, crianças, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas.
Comorbidades:
Transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea;
Imunodeficiências congênitas e adquiridas;
Imunodeficiência devido ao câncer ou imunossupressão terapêutica;
Cardiopatias crônicas;
Pneumopatias crônicas;
Dabetes mellitus;
Doenças neurológicas crônicas incapacitantes;
Nefropatia crônica/síndrome nefrótica;
Hepatopatias crônicas.
Obesidade grau III (IMC > 40)
Jorge Pimentel
ai/UNO