Blumenau – A exemplo de grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Blumenau disponibiliza aos alunos da rede municipal o atendimento de psicopedagogia. Por meio dele, são atendidas aproximadamente 1300 crianças, dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, que apresentam dificuldades de aprendizagem ou no processo de alfabetização. “Não são aulas de reforço. O trabalho do psicopedagogo é identificar as necessidades dos estudantes e trabalhá-las para que eles alcancem o sucesso escolar”, explica Jocimara Kostetze Weber, coordenadora do Projeto de Intervenção Psicopedagógica na Escola.
Implantado em 2008, o projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Programas de Saúde Escolar. Atualmente, ele conta com psicopedagogas em 27 das 50 escolas da Prefeitura. As demais unidades são atendidas com triagem, encaminhamentos e orientações por profissionais itinerantes.
No primeiro ano do projeto, foram atendidos aproximadamente 480 estudantes. No ano seguinte, 2009, o número passou para 1005. Segundo Jocimara, o sucesso do projeto ao longo dos anos pode ser observado através dos resultados obtidos por meio de avaliações individuais e nos índices de alfabetização apresentados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2009, primeiro ano após a implantação do projeto, a média das escolas municipais era 5,2. Já em 2011, a média subiu para 6,1, ficando acima da meta que era de 5,3.
Talita Catie
ai/UNO