Projetos de mobilidade urbana e de identidade visual de Jaraguá do Sul

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Jaraguá do Sul – O presidente da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan), Benyamin Parham Fard, acompanhado de técnicos do órgão municipal, apresentou para a imprensa regional na manhã desta quinta-feira (23), na Sala de Reuniões da Prefeitura, projetos que estão em andamento na área de mobilidade urbana e de identificação visual para o município.

As explanações abordaram as seguintes intervenções:

-alteração no cruzamento das vias João Januário Ayroso, João Planincheck e Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, com implantação de ciclofaixas e revitalização de praça, facilitando, principalmente, fluxo dos veículos que vêm do bairro Jaraguá Esquerdo em direção ao bairro Nova Brasília.

Previsão de início: segundo semestre deste ano. Custo da obra é de aproximadamente R$ 85,5 mil.

-alargamento da “curva do Colégio Marista São Luís” (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca e Rua Expedicionário João Zapella) em até três metros (total de área ampliada de 56 m²), possibilitando a continuidade da ciclofaixa. Benyamin informou que provavelmente será construído um estacionamento com capacidade para 70 veículos no terreno (campo de futebol) da instituição de ensino. Após a conclusão das negociações, o prazo de entrega do projeto será de cinco dias. Custo da obra é de aproximadamente R$ 54 mil.

-segunda etapa de reformulação da região central: elaboração de projeto para implantação de corredor preferencial para transporte coletivo e de ciclofaixa na Avenida Getúlio Vargas e na Rua Presidente Epitácio Pessoa. A entrega dos projetos está prevista para o mês de julho deste ano. O Ipplan realizará três etapas de reformulação do Centro. Um das metas é a integração e ampliação para 85,10 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas (hoje são 37,10 quilômetros). A entrega dos projetos para a Secretaria do Urbanismo esta prevista para a segunda quinzena de agosto deste ano.

-paraciclos: serão implantados na área central equipamentos que servirão como estacionamento para bicicletas. Calçadas serão alargadas e, nas esquinas (principalmente), haverá rebaixamento para passagem de cadeirantes e de carrinhos de bebê.

-novos abrigos de ônibus: técnicos do Ipplan optaram por abrigo que atenda critérios de durabilidade, funcionalidade, design, custo/benefício e produção em série. A estrutura é formada por tubos de aço inox 304, teto com isolamento térmico de isopor e revestimento em ACM (Aluminum Composite Material), backlight contendo nome e número do ponto, banco com assento em madeira, vedação lateral e dos fundos em material translúcido, mapa com as linhas do transporte coletivo aplicado sobre vidro, backlight para veiculação de comunicação visual – espaço para locação – e área para cadeirantes. A estrutura será modular e estará preparada para receber monitor que irá informar localização do ônibus e tempo previsto de chegada no abrigo, totem para emissão de passagens, câmera de segurança e rede Wi-Fi. A previsão é que a implantação do novo modelo inicie no segundo semestre deste ano. Serão instalados, num primeiro momento, com recursos próprios, cerca de 10 unidades na região central da cidade. Os abrigos substituídos serão reformados e fixados onde haja apenas pontos. Jaraguá do Sul possui hoje 555 abrigos de 10 modelos diferentes e 1.224 pontos de ônibus. Para implantação dos demais abrigos, a Prefeitura de Jaraguá do Sul irá elaborar projetos para captação de recursos junto ao Governo Federal. Custo unitário do novo abrigo: R$ 16,7 mil. Garantia de 20 anos. Estimativa de aluguel mensal com a veiculação de propaganda: R$ 600.

-equipamentos multiuso: unificação de identidade visual para banca de revistas, pontos de táxi e paraciclos. Ciclistas poderão encher pneu das bicicletas e visualizar o mapa do sistema cicloviário. O primeiro equipamento será instalado na Praça Paul Harris, localizada no encontro da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca com a Rua Barão do Rio Branco.

Altamir Ricardo
ai/UNO