Brusque – Projeto piloto do Programa de Educação no Trânsito “Aluno Guia – Paz do Trânsito”, desenvolvido pela Prefeitura de Brusque, através do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar. O Aluno Guia será executado, inicialmente, na E.E.F. Paquetá, onde diariamente alunos acompanhados pela Polícia Militar conduzirão a travessia dos demais, em frente a escola, organizando a passagem de pedestres e veículos.
O projeto tem a função de provocar uma reflexão nos alunos da rede municipal sobre o trânsito, estimular o respeito aos pedestres, difundir as regras do trânsito e trabalhar a cidadania dos estudantes. O lançamento oficial da ação pela Prefeitura e Polícia Militar está previsto para o próximo dia 11 de maio, às 17h, na prefeitura.
De acordo com um dos coordenadores da iniciativa, representante da prefeitura, Paulo Sestrem, os alunos receberam treinamento específico com orientações teóricas e práticas para executarem as funções de “Aluno Guia – Paz no Trânsito”. “Para atuarem diariamente (exceto em dias de chuva) nos horários de saída, os alunos estarão devidamente uniformizados com colete, boné, apito e utilização de cancelas com a placa de PARE e dois cones, para sinalização da rua”, destacou.
Além do trabalho diário, os alunos participam de abordagens educativas, pedágios, eventos entre outras ações. Sestrem explicou que passeios e atividades recreativas também serão realizados com os participantes como forma de manter a motivação e a integração da equipe.
Para se tornar um alunos guia, o candidato deverá fazer um cadastro na escola e anexar a autorização assinada pelos pais ou responsáveis. “Disciplina, respeito, colaboração, cooperação e solidariedade são alguns dos valores desenvolvidos pelos alunos que participam da ação”, concluiu Paulo Sestrem.
