Professores trocam giz pela lousa e caneta digital

Rio das Antas – A tecnologia está mais acessível aos estudantes e dos professores de Rio das Antas. Já foram instaladas nove lousas digitais na Escola Municipal Jacinta Nunes. Os alunos começaram o ano com equipamentos modernos, muito usados em escolas particulares renomadas do Brasil e em alguns países como Estados Unidos e Japão. É a tecnologia servindo para melhorar a melhoria da qualidade do ensino.

O projeto ainda contempla a instalação de lousas digitais na Escola Silva Paranhos. Os professores receberam um curso para manuseio do equipamento, bem como de sua eficiente utilização com os estudantes. O próximo passo é instalar computadores de mesa para os estudantes terem acesso ao material exposto pelo docente e interagirem durante a aula.

Com a implantação das lousas digitais, será colocado em prática mais uma ação concreta no sentido de modernizar cada vez mais as condições de aprendizado dos estudantes e de trabalho dos professores. Além reformar escolas, promover melhorias aos professores e realizar cursos de capacitação profissional, a Administração Municipal vem tornando realidade iniciativas concretas em benefício da Educação.

A lousa interativa é uma superfície de aço cerâmico, que permite a escrita com marcadores (canetas digitais) sem criar manchas, cujos acessórios são formados por três canetas destinadas à utilização dos usuários simultaneamente, apagador, impressora, projetor multimídia, teclado virtual, além de um software que possibilita ao professor criar animações, gráficos, mapas e textos customizados, entre outras possibilidades.

Conforme o prefeito Alcir José Bodanese, a intenção é modernizar o sistema de ensino municipal de Rio das Antas. “A partir deste ano, além do investimento em tecnologia, estaremos adotando o Método Dom Bosco de ensino, um dos mais respeitados e avaliados positivamente pelos professores do Brasil. Esta forma de educação só é vista em escolas particulares e agora estamos disponibilizando para nossos estudantes”, diz.

A Secretaria Municipal de Educação buscou subsídios pedagógicos para que a inovação constitua uma ferramenta eficiente no processo de ensino. “Ter uma proposta pedagógica que contemple a integração das tecnologias ao currículo, cuidar da formação dos professores e disponibilizar a infraestrutura física necessária são aspectos fundamentais para o sucesso deste projeto e que tem o total empenho dos professores e da Administração Municipal para que seja um benefício e estímulo ao ensino”, comenta.

UNOPress