Jaraguá do Sul – Iniciou nesta semana, na rede municipal de ensino, o Programa de Educação e Valorização da Água (Proeva). Criada em 2005 pelo Samae e desenvolvida em conjunto com a Secretaria da Educação, a iniciativa tem por finalidade levar aos estudantes de 4ª série do ensino fundamental a conscientização do uso racional e a preservação deste recurso natural de vital importância para a população.
O projeto prevê 13 aulas teórico-práticas em cada uma das 31 escolas envolvidas no programa que, num primeiro momento, entre os meses de março e julho, atingirá 15 instituições de ensino e 667 alunos e, de agosto a novembro, 16 escolas e 654 estudantes. As aulas são ministradas por acadêmicos estagiários do curso de Ciências Biológicas do Instituto Educacional Jangada, contratados pela Secretaria da Educação. Ao final do programa todos os alunos participantes receberão um certificado de conclusão de curso.
São responsáveis pelo Proeva os servidores públicos Célia Reichert Engelmann e Leníria de Cássia Menell, da Secretaria da Educação, e Leocádio Neves e Silva, do Samae. “Queremos que essas crianças se tornem agentes multiplicadores da conservação da água. Incorporar um programa de educação e valorização da água que ressalte os aspectos de proteção deste recurso é de grande relevância para a comunidade de Jaraguá do Sul e para o meio ambiente”, destaca Célia.
AI/Redação 24 Horas
