Tubarão – A equipe do Programa de Combate à Endemias – Dengue trabalha no combate ao primeiro foco de Aedes Aegypti de 2014 (foco da denghe). O problema foi encontrado no bairro Humaitá de Cima, próximo à Escola de Educação Básica Prof.ª Célia Coelho Cruz.
Foram encontradas em uma armadilha, 16 larvas positiva do Aedes aegypti. As armadilhas são vistoriadas de sete em sete dias pelos técnicos do Programa de Combate às Endemias
Os profissionais realizaram a vistoria num raio de 300 metros. Foram encontradas diversas larvas em casas e empresas da localidade, mas nenhuma do Aedes aegypti.
“Alertamos a população sobre a importância de manterem suas casas sempre bem cuidadas, para que não deixem água parada, evitando a proliferação do mosquito”, afirma o coordenador do Programa de Combate a Endemias, Hélio de Oliveira Jr.
No ano de 2013 o município Tubarão teve 18 casos autóctones (naturais da região) confirmados.
“Para efetivar os cuidados, um profissional do Programa de Combate a Endemias vai instruir os agentes comunitários de algumas unidades de Saúde para auxiliar os moradores quanto aos cuidados necessários”, declara o diretor de Vigilância em Saúde, Lucas Zomer Felisbino.
ai/UNO