Arroio do Silva – Quase uma centena de moradores do Balneário Stela Maris, – também conhecido como Praia do Lúcio – zona sul do Balneário Arroio do Silva, compareceram a reunião na noite de segunda-feira, 18, para discutir formas de viabilizar a colocação de água e luz nas moradias. O encontro realizado no Bar Litoral, contou com as presenças do prefeito Evandro Scaini, vice, Mário Mota, secretários municipais, assessoria jurídica, vereadores Eraldo Caetano, o Nando, Maristane Silveira Barbosa, secretários municipais, assessoria jurídica da prefeitura, presidente da OAB, Wolmar Giusti, engenheiro Everson Casagrande da EJW (Concessionária dos serviços de água) e Jalder Dordete, gerente da Celesc.
O prefeito Evandro Scaini deu início à reunião falando dos propósitos da mesma, com o objetivo de clarear sobre os critérios para que estes tenham direito de colocar água e luz em suas casas e deixou claro: “a obrigação da infra-estrutura de água e luz é do responsável pelo loteamento. Como isso não foi feito, vamos buscar a forma correta”, disse. A seguir o secretário de Planejamento Jefferson Furmanski do Canto, falou sobre a forma legal para solicitar a ligação de água ou luz. “Se a edificação estiver dentro das normas legais, de acordo com o Plano Diretor, se não está em cima de outro terreno é dada à autorização. Cada morador terá que ter o sistema de tratamento de esgoto próprio, com caixa d’água, fossa, sumidouro e filtro”, frisou o engenheiro civil.
O engenheiro Everson Casagrande, da EJW, concessionária dos serviços de água no município, se colocou a disposição para executar o projeto da rede de água no Balneário Stela Maris, em parceria com a prefeitura, assim que a situação legal das moradias seja uma realidade. A mesma posição foi manifestada pelo gerente local da Celesc, Jalder Dordete. O presidente da OAB, Wolmar Giusti, respondeu perguntas dos moradores sobre como fazer o processo de usucapião de suas casas, custos e outras dúvidas.
Moradores vão lutar pelos benefícios
Para o morador Carlos Carvalho a reunião foi bem esclarecedora quanto às questões legais para colocação de água e luz. “Precisamos de uma água potável de qualidade para podermos trazer mais turistas para nossa praia que está crescendo a cada dia. O futuro do Arroio do Silva está no lado sul”, concluiu. Dona Zenir e seu Dego, proprietários do Bar Litoral, também saíram otimistas do encontro e acreditam que logo terão água potável nas torneiras. “O prefeito Evandro tem mostrado preocupação conosco e isso nos deixa contentes”, disseram. A vereadora Maristane Silveira Barbosa, avaliou a reunião como produtiva. “Todas as comunidades merecem água de qualidade em suas casas. O prefeito fez uma proposta muito boa e vai mandar a câmara um projeto para compra da tubulação e a obra vai sair”, fala. Para o prefeito Evandro Scaini a reunião foi produtiva. “A comunidade veio maciçamente e isso é muito bom. Vamos conversar com a câmara para instalação da rede de água na comunidade. Acho que a gente evoluiu e em parceria vamos melhorar a qualidade de vida dos moradores do Arroio do Silva”, concluiu Scaini. Todos os moradores receberam uma lista de documentos necessários para buscar a legalização de seus imóveis para efetuar a ligação de água e luz em suas moradias.
AI/Redação24horas