Joinville – As secretarias regionais da Prefeitura de Joinville estão atuando na recuperação das condições de tráfego de ruas não pavimentadas na zona Sul da cidade e que ficaram bastante danificadas pelas chuvas fortes de domingo e segunda-feira (dias 16 e 17/1). Só no domingo, foram 71 mm de chuvas em apenas 45 minutos.
As famílias atingidas por alagamento ou que tiveram suas casas interditadas já estão contando com o apoio das secretarias de Assistência Social e de Habitação, que foram acionadas pela Defesa Civil. A Assistência Social, por meio da Lei de Benefícios Eventuais, está encaminhando auxílio-moradia para três famílias que tiveram suas casas interditadas, uma no bairro Petrópolis e duas no bairro Vila Nova (devido às chuvas da semana passada).
Na tarde desta terça-feira (18/1), a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a Secretaria Regional do Itaum e Defesa Civil trabalharam na remoção de uma casa na rua Itapema, no bairro Floresta. A casa corria o risco de desabar no rio Bucarein. O muro de arrimo e o muro da casa já haviam cedido. O proprietário Leonardo Wehmuth foi localizado e autorizou a retirada. Ele havia comprado a casa, mas ainda não morava nela. “Planejava fazer uma casa melhor, mas agora autorizo a retirada para não causar prejuízo para ninguém”, disse. Aproveitando a ação, também foi feita a limpeza da galeria da rua Itapema, que aumentou a vazão do rio.
O prefeito em exercício e também presidente do Comdec (Conselho Municipal de Defesa Civil), Ingo Butzke, esteve no local acompanhando as tratativas para a remoção da casa. Antes, ele havia passado por bairros da Secretaria
Regional do Boehmerwald, acompanhado do secretário regional Paulo Rodrigues. Também conversou com moradores das ruas São Martinho e José Moreira, ambas no bairro Santa Catarina, que tiveram as casas alagadas.
UNOPress