Prefeitura de Arroio do Silva apóia plantio de eucalipto na área rural

O município de Balneário Arroio do Silva é conhecido pelas suas belas praias e grandes eventos na área do turismo. Mas na produção rural, em que pese a área não ser muito abundante para esse fim, tem obtido um desenvolvimento notável nos últimos anos. Da área considerada rural do balneário, existe produção de hortigranjeiros, fumo, milho, feijão, gado de corte e leiteiro.

Os produtores de mel Virgínio Avelino de Souza e seu filho Célio Roberto de Souza estão investindo forte na plantação de eucalipto. Com uma área de cerca de 30 hectares na região da Lagoinha, eles acreditaram na planta por duas razões. A primeira é para sustentar a produção de 600 caixas de mel que eles cultivam e o eucalipto produz uma excelente florada para as abelhas e a segunda razão é a venda da madeira para a construção civil, olarias, padarias, pizzarias e carvoarias, entre outros.

Apoio da Prefeitura
Com o passar dos anos a plantação de eucalipto vai perdendo a produtividade. O tronco fica grande e as varas que estariam prontas para o corte em 5 anos, não atingem mais o padrão desejado. Foi aí que seu Virgínio e Célio tiveram a ideia de fazer o destocamento das árvores antigas e plantar novas mudas. Para isso, contou com a ajuda da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura do Arroio do Silva, que colocou a disposição uma máquina retroescavadeira para fazer o serviço numa área de 5 hectares.

“O custo por hora/máquina da Prefeitura nos ajuda muito. o valor cobrado e justo e nos permite buscar novas alternativas de produção”, frisa. Um exemplo da importância de investir no destocamento para um novo plantio é a roça que ele e o filho plantaram há 8 meses e que está num porte elevado. “Os troncos velhos já não produzem mais e só sugam da terra a água e adubo, esse material a gente vende para as carvoarias”, explica o produtor.Com a área limpa, os produtores estarão preparando solo para o plantio em setembro deste ano, época considerada ideal para o plantio de eucalipto. Os produtores interessados em solicitar serviços de máquinas e implementos devem procurar a Secretaria de Agricultura e Pesca, em horário comercial.

Fotos: Assecom
Jorge Pimentel
UNOPress