Joinville – Joinville está cada vez mais perto da realidade das cidades avançadas, que reutilizam os entulhos de construção civil para transformá-los em base para pavimentação, a exemplo de Belo Horizonte e São Paulo. O prefeito Carlito Merss, com a presença do vereador João Rinaldi, assinou a Lei Complementar 341, que autoriza o município a utilizar área de 21.600 metros quadrados na Divisão de Obras da Seinfra, situado à rua Ministro Galotti, no bairro Boa Vista, para separar e selecionar os materiais para reciclagem.
Em 2009 o vereador João Rinaldi havia apresentado este projeto na Câmara, porém, não teve êxito nas comissões técnicas por gerar custos ao municio. “A Prefeitura entendeu a importância deste projeto e ela mesma elaborou a
lei e enviou à Câmara”, explicou o vereador.
O terreno da Seinfra será mais uma área apta a receber os resíduos de construção, já que está em andamento um processo licitatório gerenciado pela Conurb, que prevê a instalação de uma usina de reciclagem na rua dos Bororós, no Distrito de Pirabeiraba. Segundo o diretor técnico da Conurb, Renato Godinho, já estão sendo licitadas as empresas para a compra dos materiais e contratação de mão de obra. Todo o processo custará R$ 45 mil.
PEV´s nas secretarias regionais
Para a usina, serão aproveitados os materiais resultantes de obras públicas, e dos Pontos de Coleta Voluntária (PEV’s), que serão instaladas nas secretarias regionais, para atender a população em geral, e caçambas de empresas particulares. Na sexta-feira, Rinaldi, a engenheira Rosane Mebs, da Conurb, e o diretor técnico Renato Godinho, estiveram na secretaria regional do Paranaguamirim para conhecer o PEV já existente. Segundo o secretário regional, Lioilson Correa, a secretaria acolhe os materiais depositados pela comunidade, como madeira, blocos de concreto, tijolos a vulso, janelas, entre outros. “Quando o município passar a reciclar o material, teremos uma solução para a destinação deste material. Por enquanto deixamos aqui”, explicou o secretário regional.
ai/ocapress