Porto Belo – Na última terça-feira (13), nas dependências da Câmara de Vereadores de Porto Belo, reuniram-se o grupo de trabalho dos municípios de Porto Belo, Bombinhas, Itapema e Balneário Camboriú, equipes da EPAGRI dos quatro municípios e representantes da UFSC. O objetivo do encontro foi dar continuidade ao Projeto DTS – Desenvolvimento Territorial Sustentável nos municípios da costa pesqueira.
Segundo Cristiani de Jesus, presidente da Fundação Municipal de Cultura de Porto Belo (FMC), o projeto visa o resgate, a preservação da identidade cultural dessas comunidades. Estão envolvidos os setores responsáveis pelo turismo, cultura, pesca e agricultura.
A presidente da FMC relata ainda que foi através desse projeto que Porto Belo teve participação de um laboratório , o LABTER, realizado ainda no ano de 2009 no Peru.
O objetivo deste projeto é garantir que os municípios desenvolvam-se preservando a identidade do seu povo. “É um projeto arrojado, mas temos certeza que Porto Belo já se preocupa com a preservação da identidade das nossas comunidades, por meio da administração municipal e projetos já em andamento”, completa Cristiani.
Esse projeto acontece em países da América do Sul e no mês de novembro acontecerá uma nova edição deste laboratório. Porto Belo está na disputa para sediar este vento. “Queremos sediar este evento em nosso município, pois Porto Belo é uma das únicas cidades que ainda preserva as características de uma vila de pescadores”, completa Cristiani.
Para dia 04 de maio está programada uma nova reunião do Comitê Gestor no município de Itapema. Nesta oportunidade, o município de Porto Belo será representado na área da cultura por Cristiani de Jesus e Malun Rebelo, na área de pesca e agricultura pela secretaria Rosani Ermínia Sgrott e pelo diretor Valmir José Rebelo. Já na área de turismo a cidade será representada pelo diretor Luciano Cota e para representar a comunidade quilombola do bairro Sertão do Valongo, haverá representatividade de um integrante da comunidade, senhora Noeli; e ainda representando a área rural, Porto Belo contará com a presença de Fernando de Souza.
Vale ressaltar que a equipe do município de Porto Belo está bastante engajada e unida neste projeto, visando o desenvolvimento da cidade paralelo a preservação das nossas tradições.
Assessoria de Imprensa
