Todo cidadão catarinense pode colaborar na construção de um Estado melhor e de um serviço público com ainda mais qualidade e agilidade. Para isso, o Governo do Estado de Santa Catarina conta com o serviço de Ouvidoria, um setor onde todo cidadão pode contribuir com sugestões, críticas, elogios, reclamações e denúncias.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville tem uma coordenação responsável pela ouvidoria. O responsável por este setor, Antônio Roberto de Borba, explica que este sistema foi implantado para aproximar o cidadão do Governo do Estado. “A ouvidoria serve como um termômetro nos órgão estaduais. É um meio onde podemos ver como está sendo realizado o atendimento aos catarinenses e saber o que precisa ser alterado ou melhorado”, comenta Borba.
Durante o primeiro semestre de 2009 foram 4.715 atendimentos registrados no sistema da ouvidoria do Estado. Durante os anos de 2008 e 2009, a SDR – Joinville atendeu uma demanda de 205 atendimentos, sendo que apenas seis deles estão em andamento.
Todos os cidadãos podem entrar em contato com a ouvidoria pelo telefone 0800-644-8500 ou direto no portal: www.ouvidoria.sc.gov.br. O interessado também pode se dirigir à SDR – Joinville, localizada na rua Nove de Março, 817 – centro de Joinville.
Ouvidores recebem capacitação
Na semana passada, todos os ouvidores do Estado participaram de um curso de capacitação, em Florianópolis. A pauta dos trabalhos incluiu palestras e um painel e destaque para a palestra: “A ouvidoria pública brasileira; realidade e perspectivas”, ministrada pela ouvidora geral da União, Eliane Pinto. Em sua explanação, ela afirmou que a principal missão do ouvidor é desempenhar o papel de agente de interação entre os anseios da população e o Poder Público, de forma a devolver ao cidadão um serviço público de qualidade.
UNOPress