terça-feira, agosto 19, 2025

Oportunidade para os detentos do presídio Santa Augusta

Criciúma – Uma fábrica para produção de lajotas, a mão de obra realizada pelos detentos, no regime semi-aberto, do presídio Santa Augusta. Cada três dias de produção reduz um dia de pena. Durante o dia de hoje (3), oito detentos trabalham desmontando o galpão, no antigo pátio de máquinas, para colocarem no presídio.

Ofertas Amazon

O projeto da fábrica foi elaborado pelo governo municipal, por meio da secretaria do sistema Viário, além de uma negociação com a direção do Santa Augusta. De acordo com o gerente do sistema, Ademir Milioli, falta fazer a terraplenagem nas dependências do presídio para iniciar a construção do galpão no local. “Essa estrutura foi montada com as telhas que eram do teatro municipal e os postes que seguram a estrutura eram de praças da cidade, agora serão novamente reaproveitados na fábrica”, comentou Milioli. 

Carlos*, 24 anos, foi preso por tráfico de drogas e associação, dos oito anos e seis meses de pena, já cumpriu dois anos e oito meses, há quatro meses está no semi-aberto, por bom comportamento. “Agora eu fico 45 dias no presídio e cinco dias posso ir para casa”, contou. “Essa vai ser uma oportunidade de trabalho e experiência para quando eu sair da prisão”.

Ainda hoje (3) o prefeito, Clésio Salvaro, juntamente com o vice-prefeito, Márcio Búrigo, secretário de estado de segurança pública e defesa do cidadão, Ronaldo Benedet, sancionou a Lei n° 024/2009 que autoriza o Município de Criciúma a celebrar Convênio com o Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Executiva de Justiça e Cidadania e parceria com o Departamento de Administração Prisional (DEAP) para uso de detentos para fabricação de lajotas.




Salvaro falou que lá poderá ser feito, além das lajotas, meio fio, tampa de boca de lobo e ir aprimorando a medida que os trabalhos forem realizados. “Foi uma alegria muito grande, ver aqueles oito detentos iniciando os trabalhos desmontando o galpão no pátio”, ressaltou o prefeito.

Os diretores da Penitenciária Sul e do presídio Santa Augusta, respectivamente, Adércio Welter e Carlos Alves afirmaram que, em princípio, serão disponibilizados 20 presos para a fábrica. “Quando necessário colocaremos mais deles no trabalho”.  

Estiveram no evento o secretário de desenvolvimento regional, Luis Fernando Cardoso (Vampiro), deputados, Acélio Casagrande e Valmir Comin, secretários e presidentes da gestão municipal, entre outras autoridades.

 

Fonte: Assessoría de Imprensa




UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Emprega Mais impulsiona empregos e qualificação em Porto Belo

Porto Belo promove 5a. edição do Emprega Mais para...

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!