domingo, julho 13, 2025

Ônibus para transportar deficientes físicos em Videira

ImageVideira – A Empresa Santa Teresinha que atende o sistema de transportes público de Videira apresentou ao prefeito Wilmar Carelli na manhã desta segunda-feira (20), o primeiro ônibus adaptado para cadeirantes a atuar no município. A apresentação foi feita ao prefeito pelo gerente da empresa – Ozair Karpen em frente ao Paço Municipal. “Este veículo é o primeiro de toda a região e já estará à disposição dos videirenses essa semana”, garantiu o representante da empresa.

A implantação de um veículo para atender os portadores de deficiência física  ou com mobilidade reduzida é inédita em Videira e foi uma solicitação do prefeito Wilmar Carelli, visando incluir socialmente esse grupo de pessoas.

O veículo recebeu um investimento de cerca de R$ 220 mil e conta com um elevador adaptado para transportar os usuários de cadeira de rodas, além de assentos especiais para deficientes visuais, gestantes, idosos e demais pessoas com dificuldade para se locomover.A Empresa Santa Teresinha Transportes e Turismo atende cerca de 110 mil passageiros por mês em Videira.

Durante a apresentação do veículo, o prefeito Wilmar Carelli anunciou que já solicitou à Secretaria Municipal de Planejamento que passe a cumprir o Código de Edificações do município, aprovado em março do ano passado pela Câmara de Vereadores, e que prevê que em qualquer edificação, com exceção das residências, seja garantido o acesso aos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida. O Código observa as disposições de Leis Federais, além da NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo o documento, nas edificações já existentes em Videira, o acesso ao deficiente deverá ser garantido pelo menos até o pavimento térreo e, se houver necessidade de rampa, essa deverá ser executada conforme o que estabelece a ABNT. “Essa é uma decisão que vai ter que contar muito com a conscientização e com a colaboração das pessoas.

Não queremos agir punitivamente, mas queremos instruir a todos para agirem dentro da Lei e nos ajudar nesse processo de inclusão social. Por outro lado, posso garantir que as novas construções ou até reformas só serão liberadas se o projeto contemplar a acessibilidade para os deficientes”, disse Carelli ressaltando que a própria infraestrutura do município precisa se adaptar. “Essa já é uma realidade nas grandes cidades e queremos que aqui também seja”, concluiu o prefeito.

Fonte:Silvia Palma
Assessora de Comunicação

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...