Joinville – Foi concluído nesta terça-feira (21) o quarto módulo de organização da rede de urgência e emergência, promovido pela Secretaria de Saúde de Joinville em parceria do Ministério da Saúde. O evento, que contou com as presenças do prefeito Carlito Merss, do secretário da Saúde Tarcísio Crócomo, consultores do Ministério da Saúde e profissionais de saúde, teve o objetivo de avaliar o plano de organização da rede de urgência e emergência. Participaram, também, representantes de saúde da macrorregião Norte e Nordeste de Santa Catarina, convidados pela Secretaria de Saúde de Joinville.
As redes regionais de urgência e emergência são serviços da saúde que devem ser reforçados para permitir melhores respostas às emergências médicas, facilitando a cooperação entre hospitais e atenção básica.
A parceria entre o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde foi fechada em 2007. Já no ano seguinte, 2008, começaram as pesquisas para diagnosticar as principais dificuldades no atendimento na saúde pública. A coleta de informações foi feita diretamente nas instituições com profissionais da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A primeira reunião ocorreu em julho de 2008 para criar o compromisso da Rede de Urgência e Emergência em Joinville, chamada de "Oficina Zero". Já o segundo encontro trabalhou o alinhamento conceitual e buscou definir o que é rede, qual a importância na saúde pública e as metas do governo federal. A segunda oficina serviu para compor o planejamento da Rede em Joinville. A terceira oficina abordou o monitoramento das ações já aplicadas. E a quarta oficina foi realizada com o objetivo de definir quem fará a governança dentro da macrorregião.
Através de oficinas e treinamentos, o Ministério envolve todos os funcionários da rede pública de saúde e são ouvidos sobre as dificuldades encontradas no trabalho. O próximo encontro está programado para acontecer em agosto.
Fonte: Assessoría de Imprensa