Maracajá se mobiliza para o Dia ‘D’ contra Poliomielite

Maracajá – O Departamento Municipal de Saúde de Maracajá,  realiza neste sábado, 8, o dia ‘D’ da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, para crianças entre seis meses e cinco anos não completados.

Para o Dia ‘D’, explica a enfermeira Angela Cristina Silveira de Saúde, será feita uma mobilização na Unidade de Saúde da Vila Beatriz, das 8 às 17 horas. “É imprescindível as mães levarem a carteirinha de vacinação”, destaca.

Em Maracajá, devem ser vacinadas 1.200 crianças, e assim imunizar 100% da população infantil do município.

Vacinas atrasadas

A campanha é direcionada à erradicação da poliomielite, mas as crianças com vacinas atrasadas receberão todas as doses de rotina. O objetivo é proteger todas as crianças e atualizar suas carteiras de vacinação, sendo de suma importância que os pais levem a carteira de vacinação no dia da campanha, ao posto de saúde.

Poliomielite
A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, tendo como uma de suas características, os seus diferentes tipos de manifestação, como, por exemplo: febre sem causa aparente, infecções, meningite asséptica, paralisia e óbito.

Apesar de todas estas formas de manifestação, seu quadro mais comum é a paralisia que afeta em geral os membros inferiores, e esta, costuma surgir de forma súbita, vindo acompanhada de febre, assimetria, flacidez muscular, sensibilidade conservada e sequela após dois meses do início da enfermidade.

Há ainda as paralisias menos comuns, sendo que estas afetam os músculos respiratórios e da deglutição, neste caso, há risco de morte para o indivíduo com esta forma de paralisia.

Itaionara Recco
ai/UNO